Câmeras auxiliam PRF na identificação de motoristas infratores na BR-163

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) ganhou um reforço para fiscalizar a BR-163, em Mato Grosso do Sul, neste carnaval. Câmeras estão auxiliando a identificar motoristas infratores pela primeira vez no estado.

Dentro de uma van, agentes da PRF e funcionários da CCR MSVia, concessionária que administra a BR-163 no estado, acompanham as imagens em tempo real.

Motoristas de carro, de caminhonete e de caminhão aparecem fazendo ultrapassagem em local proibido. O vídeo acompanha a trajetória dos veículos até o momento em que eles são parados pelos policiais.

Foi assim durante todos os dias do feriadão de carnaval. A operação começou na sexta-feira (9) e flagrou muitas irregularidades.

“O objetivo é orientar o motorista. Também tem mensagens nos painéis, tem folhetos sendo distribuídos nas praças de pedágio e em alguns pontos da rodovia, tem bafômetros descartáveis. Tem que existir a fiscalização. Se não houver ação coercitiva, o motorista não modifica seu comportamento ao volante”, afirmou o gerente de operações da CCR MSVia, Fausto Camilotti .

Há uma câmera instalada a cada dois quilômetros na BR-163. Depois que o motorista é flagrado cometendo infração de trânsito, ele é convidado a entrar na van da PRF e a assistir às imagens da irregularidade que cometeu. Esse pretende também ser um trabalho educativo.

“Depois disso, é lavrado o auto de infração e passadas recomendações para que ele tenha uma direção segura”, destacou a inspetora da PRF Manuella Reis.

Durante oito dias, a van da PRF ficou estacionada em vários pontos da BR-163, na capital e no interior do estado. Acompanhando imagens das câmeras de monitoramento, sempre de olho naqueles que insistiram em colocar vidas em risco.

Na sexta-feira passada, foram fiscalizados 34 motoristas. A polícia fez 18 testes do bafômetro, registrou 22 infrações e apreendeu cinco veículos.

G1 MS