Os estudantes do ensino superior de Mato Grosso do Sul interessados em conseguirem o benefício do programa Vale Universidade podem fazer a inscrição entre os dias 15 de fevereiro e 2 de março. O procedimento será feito no site da secretaria estadual de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast).
O número de vagas que serão oferecidas ainda não foi divulgado. Na resolução da Sedhast publicada nesta quinta-feira (18) no Diário Oficial do estado, foi divulgado o calendário do programa. Clique aqui para acessar a página da secretaria.
Segundo a secretaria, o programa tem o objetivo de oferecer ao estudante carente o acesso ao Ensino Superior por meio de um benefício social. Para os alunos de instituições privadas que são conveniadas ao programa, o governo do estado paga diretamente a universidade ou faculdade até 70% do valor da mensalidade (tendo como limite máximo mensal o valor de um salário mínimo) e a instituição oferece uma dedução de 20%, totalizando 90% de incentivo.
Já para os estudantes de instituições públicas, como a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), por exemplo, o valor do benefício será equivalente a média do incentivo destinado aos alunos de universidades e faculdades particulares. O valor será depositado diretamente na conta do acadêmico.
Após o período de inscrição será realizada a classificação preliminar dos candidatos. Os nomes dos pré-selecionados serão divulgados pela Sedhast, nos meios de comunicação, nas instituições de ensino superior e no Diário Oficial do estado no dia 7 de março. Quem for pré-selecionado deve comparecer no dia, hora e local designados. A lista final dos candidatos habilitados será divulgada no dia 6 de abril.
Os estudantes classificados realizam estágio com carga horária de até 20 horas semanais, compatíveis com o horário escolar, nas instituições indicadas pela secretaria. A duração do estágio será de seis meses, com a possibilidade de renovação do contrato, desde que não ultrapasse o término do curso.
Pode participar do programa o acadêmico que comprove renda individual igual ou inferior a R$ 1.448 e renda familiar mensal de até R$ 2.896, além de estar matriculado em curso presencial de bacharelado ou licenciatura autorizado pelo Ministério da Educação (MEC), mantido por instituição de ensino superior pública ou privada, sediada em Mato Grosso do Sul e conveniada ao programa.
O estudante não pode possuir diploma em outro curso superior; deve morar no estado há mais de dois anos; não ser beneficiado por qualquer outro tipo de auxílio financeiro com a mesma finalidade do Vale Universidade; não ter registro de reprovação de qualquer disciplina na data de inscrição e convocação e não possuir, simultaneamente, outro membro da família beneficiado neste programa.
G1 MS