O prazo para que os produtores rurais cadastrem as áreas plantadas de soja relativas à safra 2017/2018 termina no próximo dia 10 de janeiro. Segundo informações da Semagro (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), ainda restam 458 mil hectares não declarados pelos proprietários, o que corresponde a 17% do total.
Esse procedimento é obrigatório e necessário para a implementação de medidas de defesa sanitária vegetal em Mato Grosso do Sul. No plantio anterior o órgão teve adesão de 92%, o que foi considerado recorde.
Levantamento da Semagro aponta que em Aparecida do Taboado e Selvíria nenhum dos produtores que plantam o grão cumpriram a demanda, o que representa 726 hectares conforme estimativa de safra feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Até esta quarta-feira (3) já haviam sido colocadas no sistema 2.213.677 hectares de lavoura de soja pertencentes a 10.948 produtores rurais. Para este ano espera-se que a área plantada alcance 2.671.684.
E estado ocupa a 5ª posição no ranking nacional de produção de soja em grão e o 6º lugar em exportação, com participação de 7,6% na produção brasileira de soja neste ano, segundo a Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja). Quem não fizer o cadastro pode ter que pagar multa, alerta a secretaria.
O cadastro é feito exclusivamente pela internet. Para fazê-lo é preciso do número da inscrição estadual do produtor e o CPF ou CNPJ.
*Campo Grande News