Prefeito João Carlos fala do seu otimismo para 2018 com meta de 100% de asfalto e rede de esgoto na cidade

O prefeito municipal de Chapadão do Sul, João Carlos Krug, esteve reunido com a imprensa em seu gabinete, para fazer uma avaliação do seu trabalho neste primeiro ano e de algumas metas para o ano de 2018.

Krug afirmou que a meta estabelecida para o primeiro ano, ultrapassou as expectativas. “Foi um ano muito positivo, superamos o que estávamos programados, foi um ano de muito trabalho, de muito investimentos principalmente na infraestrutura, com alto custo, em pavimentação, drenagem, na área de saúde e educação” afirmou o prefeito.

Na infraestrutura do município, a administração está fechando o ano com 120.000 m² de pavimentação, executou 8 km de canalização para captação de águas, investimentos estes com 90% de recursos próprios.

Av. Rio Grande do Sul Antes
Av. Rio Grande do Sul Hoje

No setor de educação, João Krug, disse que recebeu o setor com apenas três ônibus regular e em condições de transportar os alunos e hoje encerra o ano letivo com 28 ônibus em perfeitas condições. Reformamos todas as escolas e creches do município, onde algumas não tinha nenhuma condição tanto de estrutura como de higiene em receber nossos alunos. Tivemos que refazer a metodologia do ensino, ” lembrou o prefeito.

Na saúde, o prefeito afirmou que assumiu o setor praticamente falido, foi necessária uma intervenção direta para reassumir o comando, para que fossem realizados alguns investimentos emergencial, como a compra de aparelhos, medicamentos, ambulâncias (02), aparelho de ultrassom, carrinho de anestesia, uma ultraclave, contratação de médicos e enfermeiras (os).

O prefeito fez questão de lembrar que no setor de obras, quando assumiu o município, apenas uma patrola tinha condições de uso, o setor sequer tinha chave de fenda para trabalhar. Hoje, não está ainda 100%, mas, está dando conta de atender as necessidades do município.

Ressaltou o prefeito o apoio que teve com os vereadores, onde foi com a parceira deles, através da devolução de duodécimo, realizar a reforma do terminal rodoviário, com investimento em mais de 500 mil reais, sendo que 50% foram da Câmara Municipal e agora fechando o ano, devolveram dinheiro para aquisição de 01 ambulância UTI.

Av. Minas Gerais Antes….
Av. Minas Gerais hoje…

Aeroporto municipal

Segundo o prefeito municipal, foram investidos mais de R$ 100 mil reais para colocar o aeroporto municipal em condições de receber pouso e decolagens, principalmente o período noturno. Foi feita toda a iluminação da pista e do gerador de energia.

Metas para 2018

Bastante otimista para 2018, o prefeito João Carlos Krug, afirmou que a pavimentação asfáltica na cidade não vai parar, a meta é fechar o primeiro semestre do ano, com a cidade 100% de asfalto e recapeamento nas ruas e avenidas que haver necessidade.  Em algumas será necessário o recapeamento e em outras provavelmente uma lama asfáltica já resolve o problema”, avaliou

Sobre a rede de esgoto da cidade, Krug disse que a SANESUL, conseguiu a liberação de verba, em mais de 13 milhões para serem aplicadas em Chapadão do Sul é que a meta é 100% de rede de esgoto na cidade.

Município vai reassumir a limpeza da cidade

Ao comentar sobre a limpeza da cidade, o prefeito foi categórico ao afirmar que não está nenhum pouco contente com os serviços, e afirmou que agora, que a justiça, concedeu uma liminar para retomadas dos serviços, todo setor será feito pela a própria prefeitura, que vai montar uma equipe de trabalho especifico para deixar a cidade limpa e organizada.

Av. Tocantins antes
Av, Tocantins Hoje

Moradia

Setor que está deixando o prefeito preocupado. Neste quesito, Krug foi categórico ao afirmar que a coisa está emperrada, das 42 casas, apenas 22 estão liberadas, as demais encontram-se em processo de estudo por parte do governo federal. JCK, afirmou que existem alguns investidores que querem fazer casas, no padrão financiamento, mas, é algo preocupante e a princípio está fora de cogitação.

Educação

A principal meta para o próximo ano, será a reforma de todas as escolas e creches, a ampliação das escolas municipais da IACO e da Pedra Branca.

Essas obras, já estão sendo licitadas e serão iniciadas no início do ano. A princípio na parte interna das escolas devidos as chuvas, e posteriormente na externa.

Economia

O município de Chapadão do Sul, vai ter uma perca de 10% na sua arrecadação do ICMS, devido a forma de redistribuição no estado, mas, em compensação iremos aumentar a nossa arrecadação na participação do FPM. Outra fonte de arrecadação serão os novos investimentos no município, como a construção de duas novas PCH, sendo uma no Rio Sucuriú e outra no Indaiá, obras estas que já estão iniciadas e que a partir dos primeiros dias de janeiros, iniciam as contratações de mão de obra, que será em torno de 800 empregos diretos, podendo chegar a mil. Afirmou o prefeito.

Final do Rua Coritiba Antes
Final do Rua Coritiba hoje

A construção do Prédio do SESC/SENAI, será iniciada também nos primeiros 60 dias do ano, já que toda a documentação foi liberada pelo cartório na última semana, onde será possível a qualificação da mão de obra no município para atender as empresas.

A administração terá ainda outra fonte de arrecadação própria, como do asfalto construído neste ano. João Carlos, já afirmou que o dinheiro arrecadado será revertido na construção de praça e infraestrutura para o setor de esporte, como a construção de Praça Esportiva nos bairros.

O prefeito discordou com o fato de uma matéria publicada na imprensa estadual, onde afirmou que Chapadão do Sul, criou apenas 300 novos empregos no município. Lembrou o prefeito, que somente no setor de construção há mais de 800 imóveis sendo edificados na cidade, onde cada um tem em média três pessoas empregadas. O Mega Atacadista, empregou mais de 100 pessoas, a Kampai, em torno de 20 novos empregos, isso sem falar em outras pequenas e médias empresas. Portanto, a noticia é totalmente destorcida dos fatos.

Ao final ele agradeceu em especial ao quadro de funcionários públicos que estão ajudando na reestruturação de Chapadão do Sul, desejou Feliz Natal e um Ano Novo de muitas conquistas, paz e saúde.