Corpo de Bombeiros realizaram treinamentos com o uso de rapel nas cachoeiras do rio Sucuriú

Os integrantes do 19º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros Militar de Costa Rica/MS participaram de treinamento com o uso de rapel (faz parte de uma das técnicas verticais existentes no mundo onde é utilizada uma corda para se deslocar verticalmente de um ponto superior a um ponto inferior) no  Parque Natural Salto do Sucuriú. O treinamento durou aproximadamente seis horas, os 25 militares da corporação participaram, o treinamento foi dividido em várias etapas. Foi utilizando cerca de 300 metros de corda para a prática do rapel na cachoeira com cerca de tem 64 metros de alturas. Os bombeiros simularam o salvamento de uma vítima que havia sofrido desmaio e foi resgatada com uso de uma maca e levado até o pátio do Parque.
 bombeiros cr2
De acordo com o comandante, capitão Aldinei Silva o treinamento tem o objetivo de capacitar os militares, para um eventual salvamento em altura. O comandante informou que é necessário que as equipes estejam preparadas e capacitadas para  atender com eficiência a população. Ele disse ainda que o conhecimento da equipe é em edificações, porém Costa Rica conta com muitas cachoeiras e é preciso estar preparado para realizar salvamentos. De acordo com o comandante o treinamento está na programação do Corpo de Bombeiros, “há a necessidade de treinamento para aprimorar as técnicas de salvamento em alturas”.
bombeiros cr3
O sargento Teodoro foi o instrutor responsável pelo aprimoramento da equipe. Ele informou a que o maior desafio é vencer os obstáculos como o vento forte, pedras e rochas de arenito que esfarelam, desliza e pode até cortar a corda de sustentação. De acordo com ele na prática do rapel e preciso tomar uma série de medidas preventivas, para tornar a atividade segura.
“Com o treinamento adquirimos confiança e tiramos dúvidas”, disse o sargento Marcos Gomes Tolentino. Segundo ele o treinamento é importante, “pode acontecer um acidente a qualquer momento, temos várias cachoeiras no Município”. O sargento Marcos destacou ainda que o treinamento ajuda o bombeiro que estiver realizando salvamento nestes locais elevados, “é preciso estar com psicológico e o emocionalmente muito bem equilibrado”.
Uma jovem de 21 anos se destacou no meio dos homens da corporação participando de igual para igual do treinamento e chamou a atenção pela determinação e coragem. A soldado Nayara Olarte disse ao Hora da Notícia que sempre acreditou ser possível e comemorou ao final dos exercícios, “hoje eu consegui”. Nayara está na corporação há mais de um ano. Ela disse ainda que o treinamento  é fundamental  para adquirir confiança e conhecer a realidade dos locais onde poderam vir a realizar salvamentos.
o Hora da Notícia