Começa na próxima quinta-feira a festa do Santo Fujão em Costa Rica

Uma das mais tradicionais festas religiosas do município de Costa Rica, a festa do Senhor Bom Jesus, terá início nesta quinta-feira 06 e se encerra no domingo dia 09, no povoado da Capela.

Esse ano será a 78ª edição, que possui uma comissão organizadora e que pelo segundo ano consecutivo, terá o festeiro Ronaldo Felisbino e sua esposa, juntamente com o vereador Adair Tiago e a paroquia da cidade.

A abertura dos festejos será as 19 horas, com uma missa, logo após, confraternização serão comercializadas vários tipos de comidas e bebidas e apresentação Grupo Sociedade Brasileira.

No sábado haverá missa as 19horas e baile dançante com o Grupo Sociedade Brasileira

No domingo, a partir das 02hs00 ocorre a tradicional Caminhada da Fé, com a saída em frente à Igreja Matriz na cidade, até o povoado da Lage.

As 04hs00 da manhã, sairá de frente ao Posto Avenida, a Cavalgada, onde mais de 50 cavaleiros e amazonas já estão confirmados. A previsão da chegada tanto da Caminhada como da Cavalgada é as 09hsoo
santo2

Os organizadores, confirma que durante todo o percurso haverá ambulância acompanhado os participantes, 04 pontos de abastecimentos. Entre as 04 e 05 horas será servido um café da manhã na fazenda dos irmãos Burgel. Na chegada do local da missa será servido o café da manhã para os participantes.

Às 10h acontecerá uma Missa Sertaneja com a presença de um grupo de Alcinópolis e o Padre Fabrício.

Após a missa, no evento terá um almoço gratuito com churrasco e Leilão de Gado, a organização do evento lembra a população de levar pratos e talheres.

Após o leilão, haverá um show de prêmios onde serão sorteados 1 moto, 1 bicicleta e 1 tanquinho de lavar roupa, as cartelas podem ser adquiridas na Paróquia Santo Antônio.

De acordo com a história contada pelo padre Wilkinson Mendes, havia uma família na cidade de Costa Rica e a imagem pertencia a essa família. Eles moravam na região da Capela. A esposa faleceu e o marido decidiu ir embora. Juntou suas coisas em carros de boi e foi embora.

Na viagem caiu uma chuva pesada com muitos raios, sendo que um deles matou uma junta de boi. Ele entendeu que isso era um sinal para não sair da cidade.

O homem então voltou para a fazenda e construiu a capela colocando a imagem do santo. Por conta de ser uma capela particular, fora feita outra e todas as noites o santo fugia da capela nova para a capela antiga.

A caminhada dos fiéis é feita pelo caminho da fé onde em diversos pontos da estrada tem capelinhas com imagem em azulejos ilustrando as estações da via sacra.

O padre Wilkinson explica que geralmente as pessoas fazem essa caminhada com algum propósito. Ou elas vão para pedir uma graça, ou vão para agradecer uma graça recebida. Ou até mesmo por devoção.

O padre ainda afirma que é uma caminhada muito conhecida pelo país: “de todas as festas religiosas da cidade de Costa Rica essa seria a que mais as pessoas de outras regiões têm conhecimento. Pessoas do interior de São Paulo, de Goiás e de Minas Gerais, Mato Grosso vêm não só pela caminhada, mas também pela festa e devoção”, declara.

Dona Elza Silva dos Santos é Católica e mora em frente ao local da festa há 8 anos. Ela conta que o festeiro Ronaldo fez uma mudança total na parte física do local: “Está tudo melhor do que era antes. Tudo graças ao Ronaldo. Ele melhorou o salão e a pista de dança que era muito rústica”, ressalta.

Dona Elza tem a chave da igreja e da cozinha para ficar cuidando durante o restante do ano.

A prefeitura da cidade de Costa Rica patrolou a estrada do caminho da fé e reforçou as sinalizações do local, tudo para melhorias e conforto dos fiéis.

Com informações do mstododia