Encerramento do Projeto de Leitura “As aventuras de uma família que lê” é marcado por confraternização entre pais, alunos e professores da REME
Com o objetivo de propiciar o envolvimento da família com as ações desenvolvidas na escola, estimular a leitura no seio familiar, facilitando o diálogo entre as mesmas, o CEI – Centro de Educação Infantil – Ilidia Lacerda de Almeida desenvolveu durante o ano letivo Projeto de Leitura “As aventuras de uma família que lê” com as turmas da creche II “A” e “B”.
O encerramento das atividades foi realizado no Parque Ecológico Villibaldo Rodrigues Barbosa “Viliboldo” com um Café Literário oportunidade em que os familiares, crianças e professores se confraternizaram. “Foi um momento em que as famílias das crianças envolvidas puderam socializar as experiências vividas e as obras literárias que elas adquiriram durante a realização do projeto”, enfatizou a secretária Municipal de Educação professora Mestre Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral.
Conforme a diretoria da instituição de ensino, professora Virginia Moreira, o projeto propôs vários desafios semanais como ler com a criança no jardim, no parque, em uma praça, à sombra de uma árvore entre outros, e, além disso, “pensando numa forma de utilizar a rede social como instrumento pedagógico puderam também compartilhar os momentos de leitura através do aplicativo de mensagens Whats App, e interagirem entre as famílias das crianças da classe e a escola como um todo”.
“É muito importante estimular o hábito da leitura no leito familiar, muitas famílias nunca haviam ido a uma biblioteca e com projeto os pais também puderam despertar para a leitura”, destacou a diretora do CEI Ilídia.
A assessora da Secretaria de Educação, Dulcinéa Rosa, fez um agradecimento especial às professoras das creches II “A” e “B” do CEI Ilídia Lacerda de Almeida: Andréa Soares de Oliveira Domingos, Laudenice Inácio Pereira, Stéfani Débora Suarez Face. “Foi muito gratificante ver o envolvimento que as famílias tiveram durante esse projeto, como cada uma se empenhou em realizar seu momento de leitura, gravar os vídeos e compartilhar com os demais familiares no grupo da sala. Nós só temos a agradecer pelo empenho e dedicação de todos.”
“Realizar este projeto nos trouxe imensa satisfação profissional e pessoal, pois pudemos estreitar os laços entre a família das crianças e a escola, incentivando a cultura da leitura no seio familiar. Para nós professoras de Educação Infantil essa parceria é fundamental para se realizar um trabalho bem sucedido com crianças da faixa etária dos dois anos”, destacou as educadoras Andrea, Laudenice e Stéfani.