O Comercial se complicou na disputa da Série D do Campeonato Brasileiro em mais uma rodada sem vitória. Na tarde deste sábado, no Estádio Jacques da Luz, enfrentou a Caldense e foi derrotado por 1 a 0, ficando ainda mais longe da zona de classificação do Grupo A5. Para complicar ainda mais a situação colorada, na outra partida da chave o Rio Branco-ES bateu o Operário-MT por 3 a 1. Com os resultados, a Caldense lidera com folga somando dez pontos, o Rio Branco assume a vice-liderança com seis e a Aparecidense, que folgou na rodada, tem quatro. Comercial e Operário estão juntos na lanterna da chave com apenas um ponto cada.
Lembrando o futebol do último sábado, o Comercial começou a partida com pleno domínio e sufocando o adversário, porém, também sem gols. Nos primeiros sete minutos foram cinco escanteios, três deles seguidos, obrigando o goleiro Neguete a trabalhar. O domínio colorado foi diminuindo aos poucos e o equilíbrio na sequência do primeiro tempo levou Neguete e o goleiro colorado Martins a se transformarem em espectadores até o intervalo.
O segundo tempo começou com a equipe mineira tomando as ações do jogo e foi recompensada por isso logo nos primeiros minutos. Aos cinco minutos, Mandagão, que entrou no intervalo, arriscou de fora da área e Martins fez a defesa, desviando para fora. Na cobrança de escanteio, em dois tempos, a bola foi levantada na área e Tiago Bernardi, de cabeça, jogou longe de Martins, que ainda resvalou na bola, mas sem força para evitar o gol adversário.
O gol teve resposta imediata de Calonga que fez duas mudanças, com Jorge Henrique e Michel entrando nas vagas de Leandro Branco e Júlio César, respectivamente. Depois das mudanças o Comercial chegou em jogada aérea que Jayme cabeceou para fora, mas aos 16 minutos o que estava difícil ficou ainda pior. Michel, que ainda não havia tocado na bola, fez uma falta e foi advertido com cartão amarelo. O atacante ironizou a decisão do árbitro com palmas e foi expulso, para desespero dos poucos torcedores vermelhos.
Mesmo com um jogador a menos, o Colorado esboçou uma pressão, criando oportunidades que voltaram a ser desperdiçadas, muitas vezes dando espaço para a Caldense explorar os contra-ataques. No final, Jéfferson Tanque teve a chance em jogada bem trabalhada no ataque comercialino, mas Neguete fez a defesa. A resposta foi imediata e Dinei só não marcou o segundo gol mineiro antes do fim porque Martins foi preciso na defesa.
Depois da derrota, Gilmar Calonga promete um time diferente para enfrentar o Operário-MT em Cuiabá no próximo sábado. “Esse foi nosso terceiro jogo e mantemos 90% do time sem conseguir vencer. Então contra o Operário vou testar uma equipe diferente durante a semana para buscar esses pontos”, afirmou.
A próxima rodada é a última do turno e o Comercial enfrenta o Operário-MT, na Arena Pantanal, sábado (8), às 18h (MS). Antes, às 15h, a Aparecidense recebe o Rio Branco. Líder, a Caldense folga na rodada, mas não tem a sua posição ameaçada.
Ficha Técnica
Campeonato Brasileiro – Série D
Comercial-MS 0 x 1 Caldense-MG
Estádio Jacques da Luz – Campo Grande
Público e renda: 473 entre pagantes e não-pagantes, R$ 6.375,00
Arbitragem: Leonardo Sígari Zanon (PR), auxiliado por Claysson Vieira de Morais (MS) e Ruy Cesar Lavarda Ferreira (MS)
Gols: Tiago Bernardi aos cinco minutos do segundo tempo
Cartões Amarelos: Rodolfo e Cleydson (ECC); Paulão e Éwerton Maradona (AAC)
Cartão Vermelho: Michel (ECC)
Comercial: Martins; Rodolfo, Jayme, Andreson e Cleydson; Van Basty, Júlio César (Michel), Leandro Branco (Jorge Henrique) e Matheus Dulcídio; Jéfferson Tanque e Jéfferson Chumbinho (Éverton). Técnico: Gilmar Calonga
Caldense: Neguete; Jefferson Feijão, Tiago Bernardi, Paulão e Bigú (Andrezinho); Mineiro, Tiago Ulisses, Dinei e Éwerton Maradona (Luiz Henrique); Careca e Maranhão (Marzagão). Técnico: Eugênio Souza
Fonte: Gazeta MS Rogério Vidmantas