Vereadores solicitam transporte direto para pacientes à Barretos

Nesta segunda-feira (23/10) durante a sessão legislativa ordinária da Câmara Municipal de Paraíso das Águas, os vereadores debateram a questão do transporte de pacientes com câncer à cidade de Barretos (SP), onde muitos deles realizam seu tratamento de combate à doença.

Atualmente o transporte de pacientes, na maioria da vezes, é realizada pelo município de Chapadão do Sul, através de parceria firmada entre as secretarias municipais de Saúde dos dois municípios: Paraíso das Águas e Chapadão do Sul. Pacientes de Paraíso são levados até a cidade de Chapadão do Sul e de lá seguem com um ônibus com os demais pacientes de Chapadão.

De acordo com o vereador Fio do Povo (PP), alguns pacientes de Paraíso das Águas vêm reclamando do tratamento no transporte e afirmou que desta forma não é possível continuar uma paceria, pois se o atendimento realizado pelos profissionais de Paraíso das Águas têm sido motivo de elogios dos pacientes, o que não ocorre com profissionais do outro lado, o que gera revolta principalmente tratando-se de pacientes com uma enfermidade tão grave e que precisam de uma atenção e carinho especial.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Anísio Andrade (DEM), também foi categorico ao afirmar que os pacientes com câncer merecem um tratamento melhor e cuidados especiais. Ele lembra que caso o paciente sofra algum estresse durante a viagem, ele pode não ser submetido à quimioterapia, por exemplo. O debate se estendeu ainda, ganhando reforço dos demais vereadores que também manifestam preocupação com a situação.

Os vereadores parabenizaram a qualidade nos serviços oferecidos na saúde do município, ressaltaram a importância da casa de apoio em Barretos e que no caso do transporte de pacientes, o problema precisa ser resolvido urgentemente.

A sugestão do vereador Anísio Andrade é que os demais vereadores, o prefeito municipal Ivan Xixi (PMDB), se reúna com o secretário municipal de Saúde Ueder Pereira de Paula e discutam o assunto e encontrem juntos uma solução para o problema, uma vez que os pacientes que tratam o câncer em Barretos ou Campo Grande não podem ser submetidos à pessoas incessíveis à esta causa.

 

 

*Brito NEws