Policiais militares ambientais de Corumbá encontraram e autuaram por maus-tratos a animais silvestres nesta terça-feira (19) o turista filmado puxando uma cobra sucuri do rio Paraguai. O pescador também foi multado em R$ 500.
Depois que o vídeo viralizou, equipes da PMA fizeram varredura em pousadas de pescadores na região de Albuquerque, distrito de Corumbá, e localizou o estabelecimento onde o grupo de turistas vindos de Divinópolis (MG) estava hospedado.
As cenas do pescador maltratando a cobra foram gravadas em um deck da propriedade, que foi interditada por funcionar sem licença ambiental. O proprietário foi multado em R$ 2 mil.
O pescador que aparece no vídeo também responderá por crime ambiental, cuja pena varia de seis meses a um ano de prisão.
No dia 14 de setembro, um dia depois que o Campo Grande News divulgou o vídeo, a PMA, que teve conhecimento do caso pela reportagem, informou que já havia identificado o turista, pelo Facebook, e que faria buscas nas pousada da região.
A polícia ambiental informou ainda que as pessoas que estavam filmando os maus-tratos também poderiam ser penalizadas, por terem sido cúmplices. Mas, não foram identificadas.
O caso – O vídeo do homem puxando a cobra circula em grupos ligados ao setor de turismo de Mato Grosso do Sul e mostra um grupo de turistas, que seria de Divinópolis (MG). O Campo Grande News recebeu a denúncia de uma pessoa que pediu para ter a identidade preservada.
Conforme explicou o denunciante, o grupo de pesca esportiva teria viajado à região acompanhado de uma programa deste seguimento, chamado “O Bom da Pesca – com Sérgio Fonseca” e vai ao ar em Minas Gerais.
No vídeo é possível ver um dos homens puxando a cobra, que tenta voltar para a água a todo momento. Os homens riem e fazem piadas. As cenas teriam sido gravadas no início de setembro. Veja:
*Campo Grande News