Prefeito Rogério Rosalin participou de audiência com presidente Temer

O Prefeito de Figueirão Rogério Rosalin (PSDB) esteve em audiência com o presidente da República, Michel Temer (PMDB), com a finalidade de apresentar detalhes sobre os sistemas de produção de bovinos de corte, ao Norte de Mato Grosso do Sul, e apresentar projeto Beef Norte MS, que criará uma das primeiras cooperativas de pecuaristas do Estado para produção de carne. Na oportunidade o presidente do Sindicato Rural de Figueirão, Gilmar Miranda, também detalhou o Programa da ABCZ, Carne de Zebu. Ao reconhecer a região como pólo de produção de carne qualidade, nesta terça-feira (12), Temer pediu agilidade na liberação de recursos  para construção de uma planta frigorífica em Figueirão, e confirmou apoio ao Carne de Zebu que comprova a eficiência das raças zebuínas na produção de carne de qualidade.

O Presidente da República Michel Temer, comprou a ideia e de imediato solicitou ao Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Blairo Maggi o empenho total para que Figueirão possa ser na região um projeto piloto nesse sentido. Com isso foi marcada uma reunião para hoje (13) ministério Maggi, ser colocado com urgência em pratica.

O recurso que será destinado via Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), teve a comprovação nesta quarta-feira (13) durante reunião com o ministro Blairo Maggi, e será repassado para a Prefeitura Municipal de Figueirão, que se responsabilizará pela obra. Segundo Temer e Maggi o projeto deve ser realizado em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Semagro, e após avaliação dos resultados o projeto será replicado para outros municípios, com prioridade ao Norte de MS, região em que os prefeitos estão mobilizados em busca de incentivos para pequenas e médias indústrias de carnes.

Prefeito Rogério Rosalin com Ministro Blairo

Durante a reunião Temer entrou em contato com o Ministro do MAPA, Blairo Maggi, solicitando urgência na liberação do recurso. E ao aprovar a ideia considerou que o Mato Grosso do Sul será um modelo de negócio via cooperativas de carne, com destaque para a região Norte de MS, devido aos produtores que prezam pela qualidade no processo de produção e no produto final. Segundo o Presidente da República a ideia de replicar em outros estados e municípios, poderá gerar emprego e renda, além da valorização carne.

Prefeito Rogério com senador Pedro Chaves

“Na oportunidade apresentamos a alternativa de fomentar as pequenas e médias indústrias de carne em toda região norte do MS e agradecemos a liberação do recursos federais para essa finalidade. Nosso projeto consiste em uma parceria público-privada, em que o município construirá as instalações e oferecerá, em comodato, para a administração dos produtores rurais”, detalha Rosalin. “Recebemos grandes elogios do Presidente da República pelo projeto, que poderá extinguir o monopólio da carne, incentivando os pequenos e médios produtores”, relata o prefeito de Figueirão que busca alternativas que beneficie a pecuária de toda região Norte de MS.

O prefeito de Figueirão aproveitou a oportunidade para convidar Temer, pessoalmente, a conhecer o município no dia 30 de setembro, durante as comemorações do 14º aniversário da cidade e para o Lançamento Nacional do Programa Carne de Zebu, idealizado pela ABCZ.

De acordo com as informações levadas por Gilmar Miranda a finalidade do Programa Carne de Zebu é apresentar a eficiência da utilização de touros Puros de Origem (PO), de raças zebuínas, na produção de carne de qualidade. “A Argentina e o Uruguai, que se dedicam ao angus, por exemplo, possuem marketing pronto para a carne. Mas as raças zebuínas tem seus predicados e é possível apresentar marmoreio no rebanho que domina Mato Grosso do Sul e o Brasil. Já verificamos que o nelore, trabalhado com eficiência e acompanhamento técnico, pode surpreender em volume e qualidade, agradando a todos paladares”, destacou o presidente do Sindicato Rural de Figueirão ao presidente da República.

Também participaram da reunião o pecuarista e Deputado Federal Arthur Lira (PP-AL) e o advogado Marco Antônio Nogueira Montenegro. Apoiam o projeto piloto que será concretizado em Figueirão os senadores Pedro Chaves (PSC), Waldemir Moka e Simone Tebet (PMDB), além dos deputados federais Tereza Cristina (PSB), Henrique Mandetta (DEM), Carlos Marun (PMDB) e Elizeu Dionízio (PSDB).

 

 

*O Correio News