Municípios do norte de Mato Grosso do Sul concluem colheita da segunda safra de milho

Os municípios da região norte de Mato Grosso do Sul concluíram a colheita da segunda safra de milho do ciclo 2016/2017. A informação é da mais recente circular técnica da Associação dos Produtores de Soja do estado (Aprosoja/MS).

De acordo com o levantamento, até o dia 1º de setembro, os dez município que concentram a produção agrícola na região norte do estado: Alcinópolis, Camapuã, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste e Sonora, terminaram de colher o cereal.

No sul do estado, outro polo de produção, dos 22 municípios, cinco já haviam terminado os trabalhos até o início do mês: Amambai, Aral Moreira, Itaporã, Laguna Carapã e Sete Quedas. A média na região até o dia 1º de setembro, conforme a associação, de 93,8%.

Em contrapartida, na região central, três cidades haviam ultrapassado até a conclusão da coleta de dados da circular, o patamar de 90% das áreas colhidas. A média é de 91,4%.

No estado, a média, de acordo com a Aprosoja/MS, é de 93,8% da área cultivada com milho colhida. A entidade aponta que nesta temporada foi registrado um incremento de 3,4% na área cultivada em relação a segunda safra do ciclo anterior, passando de 1,74 milhão de hectares para 1,80 milhão de hectares, o que somado a um aumento de 45,5% na produtividade, deve levar a um crescimento de 50,5% na produção, que deve saltar de 6,098 milhões de toneladas para 9,180 milhões de toneladas.

*G1 MS