Marconi barra crise: ‘Goiás é o Brasil que dá certo’

O governador Marconi Perillo reforçou durante,  discurso de Transferência dos Três Poderes para a Cidade de Goiás, a parceria institucional entre o governo de Goiás e as prefeituras goianas. Na cerimônia, realizada na Praça do Chafariz, o governador entregou a comenda da Ordem do Mérito Anhanguera, a mais alta condecoração de mérito conferida pelo Poder Executivo do Estado, ao presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ao ministro da Previdência, Carlos Eduardo Gabas, a embaixadores de sete países, parlamentares, prefeitos, artistas e representantes da sociedade civil.

A cerimônia de Instalação dos Podres Executivo, Legislativo e Judiciário para a Cidade de Goiás, que efetiva a Transferência da Capital para a Cidade de Goiás, é o ponto alto da programação. A mudança da Capital para Goiás, primeira capital do Estado, ocorre todo dia 25 de julho, data da aniversário de fundação do município, que neste ano completa 288 anos.

Marconi fez menção à relação de parceria com a prefeita da Cidade de Goiás, Selma Bastos, que é do PT, para afirmar que este tem sido o comportamento do Estado em relação a todos os prefeitos e com a presidente Dilma Rousseff. “A prefeita da Cidade de Goiás, Selma Bastos, assim como a presidente da República, Dilma Rousseff, são testemunhas e partícipes desse propósito de integração entre partidos e os poderes republicanos em prol da população. Não se trata apenas de discurso, mas de ações concretas, cujos exemplos são fartos e se espraiam para todas as áreas da administração”.

A prefeita e o ministro da Previdência também exaltaram o espírito de parceria do governo de Goiás, segundo eles uma marca da administração de Marconi. Selma Bastos disse que a Cidade de Goiás se sente honrada pela presença constante do governador no município e, mais ainda, pelos investimentos em obras estratégicas para o desenvolvimento econômico da cidade, como a duplicação da GO-070 e a construção do Parque das Acácias.

Já o ministro Gabas disse que Marconi está propagando pelo País sua “generosidade” e “sensibilidade”. “O governador Marconi Perillo tem dado prova de sua generosidade com as pessoas. Agora há pouco presenciei o governador pedindo para que os bombeiros fossem retirados do sol durante a solenidade. Este fato, aparentemente simples, é prova da sensibilidade de Marconi”, disse.

“Ao senhor governador Marconi Perillo, a nossa gratidão e homenagem, que pela grandeza de espírito terá seu nome perpetuado na memória vilaboense”, disse a prefeita, ao entregar uma placa em homenagem a Marconi pela parceria administrativa. O ministro Gabas agradeceu ao governador pela condecoração com a Ordem Grã-Cruz do Mérito Anhanguera. “O governador governa da forma correta, em parceria com todos os entes federados – com os prefeitos e a Presidência da República –, em prol da sociedade. O governador tem demonstrado essa capacidade de pensar e governar pensando primeiro no bem-estar das pessoas.

“O princípio básico de nossas administrações é o da parceria. O Governo de Goiás mantém relação respeitosa, altiva e republicana com todos os prefeitos do Estado”, afirmou o governador em seu pronunciamento. “Da presidente da República ao prefeito do menor município de Goiás, nossa determinação é a mesma: estabelecer as parcerias capazes de garantir o crescimento econômico e humano dos goianos”.

Goiás em alta

Marconi destacou o fato de a administração ter se antecipado à crise econômica nacional, mantendo empregos e investimentos em alta. “Goiás é o Brasil que dá certo. Quando assumimos o quarto mandato, em 1.º de janeiro deste ano, firmamos o compromisso de que, apesar de reeleitos, manteríamos o pé no acelerador, entregando e propondo novos investimentos e soluções para Goiás. É esse o caminho que caminho que estamos trilhando nesses primeiros sete meses de governo”, afirmou o governador.

“Não cedemos ao monólogo da pauta do ajuste. Estamos avançando, com melhorias significativas na saúde, na educação e na segurança, promovendo o desenvolvimento econômico e humano”, disse ele ainda. “Goiás se estabelece como porta-voz do Brasil. Não cedemos ao discurso da crise e do ajuste. Prosseguimos crescendo, gerando empregos e atraindo novos negócios o Estado”, afirmou.

Inaugurações

O segundo dia de agenda oficial da transferência da capital para a Cidade de Goiás, antiga Vila. Boa, teve início logo cedo, às 8h45, com a inauguração da primeira etapa da restauração do Museu de Arte Sacra da Boa Morte, em execução desde novembro do ano passado. Os trabalhos no local foram feitos em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) com recursos de R$ 500 mil, advindos do Fundo Nacional de Cultura (FNC).

Em seguida, o governador participou da inauguração da restauração do Casarão da Escola de Artes Plásticas Veiga Valle, revitalizada por meio do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC Cidades Históricas. O Governo de Goiás repassará R$ 32,8 mil para aquisição de mobiliário e equipamentos.

A cerimônia principal, de instalação dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e entrega de Ordem ao Mérito Anhanguera, foi marcado por discursos de reforço do compromisso institucional entre o Governo Estadual e a Prefeitura da Cidade de Goiás.

Goias 247