Projeto Acreditar na Diversidade resgata a autoconfiança de pessoas com deficiência

O Governo de Costa Rica – MS por meio da Subsecretaria Municipal de Administração em parceria com a Odebrecht Agroindustrial / Programa Energia Social, SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – realizaram na tarde da última terça-feira, 29 de agosto de 2017, a aula inaugural do Projeto Acreditar na Diversidade.

Realizada na sede do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social – a aula inaugural teve como principal foco dar as boas-vindas aos alunos e suas famílias. Na ocasião, também foi explicado aos alunos como será a rotina das atividades e as tratativas quanto à frequência durante o curso, que terá duração de três meses.

Conforme a subsecretária de Administração Liliane de Campos, que no ato representou o prefeito Waldeli dos Santos Rosa, o Projeto Acreditar na Diversidade tem como o objetivo a qualificação de pessoas com deficiência para inclusão no mercado de trabalho.

“A primeira etapa do projeto, que consistiu no mapeamento e cadastramento das pessoas com deficiência no município já foi concluída, posteriormente os candidatos passaram por uma análise interna que selecionou 32 pessoas de 15 à 64 anos. Agora, nesta terceira e última etapa, os selecionados têm a oportunidade de participar dessa qualificação em um curso de Auxiliar Administrativo que é ministrado pelo instrutor de formação profissional Fabio Luiz Carrero, do SENAI de Itu – SP (especialista em pessoas com deficiência)”, explicou a subsecretária.

Para a aluna Silvia Helena Coelho, esse projeto é de fundamental importância. “Eu sempre acreditei que a Odebrecht Agroindustrial traria benefícios para nossa cidade, e hoje, eu estou muito feliz em poder participar desse projeto, que irá qualificar as pessoas com deficiência para o mercado de trabalho, tenho certeza que com isso, muitos que estão aqui hoje terão uma nova oportunidade”, disse.

Também prestigiaram a aula inaugural a coordenadora do CRAS, Miriam Rodrigues Ribeiro, o coordenador de P&O – Pessoas e Organização – da Odebrecht Agro, José Wendel Soares, e a responsável pelos Projetos do Programa Energia Social da Unidade Costa Rica, Eliane Martins.

Assecom