A Secretaria de Educação, no último dia 24, recebeu 21 computadores interativos (projetores multimídia), adquiridos via FNDE/PAR/Governo Federal.
O computador interativo trata-se de um dispositivo leve e portátil, podendo ser levado pelos professores para as salas de aula. O equipamento contém teclado, mouse, portas USB, porta para redewireless e rede PLC, unidade leitora de DVD e um projetor multimídia. O dispositivo permite apresentar conteúdos digitais armazenados no servidor da escola, além de um sistema operacional com código-fonte aberto. Ele pode ainda operar como uma lousa digital, transformando a superfície de projeção em um quadro interativo.
Os aparelhos foram solicitados ao FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) ainda em 2012, mas a empresa que deveria fornecê-los desistiu do compromisso, de modo que o FNDE teve de realizar nova licitação para escolher nova empresa fornecedora.
O processo demorou um pouco. A coordenação municipal do PAR (Plano de Ações Articuladas) teve de reprogramar esse pedido, bem como monitorá-lo com atenção especial para não perder o recurso destinado a essa aquisição. Além disso, como demorou ter nova empresa fornecedora, o preço subiu, de maneira que para adquirir os mesmos 21 aparelhos o valor dado pelo FNDE não foi suficiente. Porém a Secretária de Educação e o prefeito Rogério Graxa decidiram, ao invés de comprar menos computadores interativos, complementar o valor, dispondo de R$ 5.339,14 de recursos próprios.
Na época da solicitação dos aparelhos não existia ainda a Escola de Educação Infantil Alexander Corrêa Rodrigues Júnior, de forma que ela não será beneficiada com os aparelhos, os quais serão distribuídos em partes iguais entre Escola Dona Amélia, Escola Flores do Cerrado e Escola de Educação Infantil Prof Eserci Balestrin Kanieski, pois assim foi definido no PAR.
“Essa conquista é muito relevante para a administração pública, especialmente para as escolas, professores e alunos, pois amplia os equipamentos da rede municipal de educação e oferece melhores condições para o processo ensino-aprendizagem” – destacou a Secretária de Educação Lea Rigodanzo.