Faleceu nesta madrugada o ex-governador dr. Pedro Pedrossian, em sua residência, cercado pelo carinho de seus familiares, escreve o jornalista B. de Paula. E prossegue: “Teve uma passagem bonita por este planeta, deixando o exemplo de trabalho e amor pelo seu povo. Dorme hoje o sono eterno dos justos, com merecimento das lágrimas de saudade de todos nós”.
Pedrossian completou no último dia 13 de agosto, 89 anos de idade.
Pedro Pedrossian (Miranda, 13 de agosto de 1928) é um político brasileiro, filiado ao Partido da Mobilização Nacional (PMN).
Filho de João Pedro Pedrossian e Rosa Pedrossian, ambos de origem armênia, formou-se em engenharia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo.
Pedrossian foi governador de Mato Grosso no período de 1966 a 1971, antes que o estado fosse dividido. Eleito senador em 1978, renunciou ao mandato em 1980 para assumir o cargo governador nomeado do estado de Mato Grosso do Sul em 7 de novembro daquele ano. Em 15 de março de 1991 assumiu novamente o cargo de governador sul-mato-grossense — eleito em pleito direto ocorrido em 1990. Permaneceu no posto até 1º de janeiro de 1995. Foi candidato a governador em 1998 e a senador em 2002 sem sucesso. Teve passagens pelos seguintes partidos: PSD, ARENA, PDS, PTB, PDT, PST, PMDB e atualmente PMN.
Foi condecorado com a medalha do Pacificador, do Exército Brasileiro, e com a Ordem do Mérito Aeronáutico. Em suas administrações foram criadas a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), sediada em Cuiabá, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), sediada em Dourados, e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), com sede em Campo Grande.
Matéria extraída do Wikipédia