Servidores municipais participam de Curso de Preparo de Remédios Caseiros em Chapadão do Sul

A Prefeitura de Chapadão do Sul está participando do Curso de Preparo de Remédios Caseiros, que visa identificar as plantas medicinais mais comuns para o cultivo e preparo de remédios caseiros, por meio de seleção visual, através de servidores municipais.

O curso iniciou na terça-feira, 15, e deve encerrar na sexta-feira, 18, sendo realizado na Casa do Produtor no Sindicato Rural de Chapadão do Sul, e tem carga de 32 horas. Ele é ministrado pela bióloga e instrutora do Senar/MS, Roselea Curi.

No curso, são ensinadas técnicas para a produção de xaropes para tosse, pomadas cicatrizantes, tinturas calmantes, comprimidos contra vermes intestinais, xampus anticaspa e contra queda de cabelo, sabonetes, entre outros. A variedade de plantas utilizadas na manipulação dos remédios é grande, indo desde as mais conhecidas, como boldo, alecrim e hortelã, até guaco e assa-peixe. A dosagem no consumo também deve ter atenção. Todo princípio ativo terapêutico é benéfico se utilizado na quantidade recomendada.

Vale ressaltar que o curso é oferecido pelo Senar/MS juntamente com o Sindicato Rural de Chapadão do Sul, mobilizado pela Lucicleia A. Freitas, atendendo a demanda municipal. Além de servidores da Prefeitura de Chapadão do Sul, estavam presentes representantes da pastoral da saúde e público em geral.

A Prefeitura de Chapadão do Sul agradeceu o Senar/MS e o Sindicato Rural pela parceria existente, que auxilia no progresso e desenvolvimento de Chapadão do Sul.