Fundação Chapadão lança campanha para combater a Dengue

Com o objetivo de dar um basta na epidemia de Dengue que existem no município, (hoje com 376 notificações) a Fundação Chapadão, teve a iniciativa de buscar a parceria com a Prefeitura, Câmara e as entidades religiosas da cidade e, lançou a Campanha “Dengue Um Problema que tem Solução”, que consiste na distribuição gratuita de sementes de crotalária para a população, que deverá plantá-las em seus quintais, vasos e terrenos baldios.

A flor amarela de Crotalaria atrai libélulas que precisam de água limpa e parada para colocar suas larvas”. Estas, por sua vez, devoram as larvas do mosquito transmissor da dengue. Além disso, em sua fase adulta, a libélula também se alimenta do Aedes aegypti.

Foram preparados 10 mil envelopes, com aproximadamente 10 gramas de sementes que agora serão distribuídos para a população, durante os cultos religiosos, missas, através dos supermercados, aos alunos das escolas e colégios.

O envelope é de plástico, transparente, com as sementes e instruções sobre a planta, a forma de plantio e o tempo do seu ciclo, da germinação, floração até a semente. As sementes foram doadas por Josimar Batisti, Rui Pigatto e Germipasto.

Segundo o representante da Fundação Chapadão, Elo Ramiro Loeff, a iniciativa de lançar a campanha veio após notícia sobre o controle da dengue, na cidade de Sorriso (MT), a partir do cultivo intenso da Crotalaria naquela cidade. Agora espera-se o mesmo sucesso na cidade de Chapadão do Sul, mas é necessário, mais uma vez, da colaboração da população.

Para a presidente da Câmara, Sônia Maran, essa iniciativa tem um reflexo muito importante para a sociedade local, parabenizou a Fundação e lembrou que a população é a grande responsável para que essa iniciativa venha ter sucesso. Maran afirmou que é muito importante que os munícipes se conscientizem e aderem a campanha, plantando a crotalária.