Ecopontos revitalizam áreas degradadas e trazem facilidades para a população

Os Ecopontos, aos poucos, estão mudando a realidade da coleta de resíduos sólidos em Chapadão do Sul, com a conscientização da população sobre a destino correto de cada tipo de lixo. Além disso, o inovador e visionário projeto da Prefeitura de Chapadão do Sul, através da SEDEMA, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, está revitalizando pontos que anteriormente eram considerados “Lixões Abertos”, como na Av. E.

O local era um ponto onde os munícipes jogavam todos os tipos de dejetos, que eram recolhidos após um longo período de tempo, o que degradava ainda mais aquela área. Assim, o Ecoponto veio para suprir essas demandas e dar um destino correto aos resíduos sólidos.

Separados por cores, a administração pública recolhe regularmente os resíduos das caçambas. Por isso, é fundamental, para o trabalho continuo da SEDEMA, que a população separe os resíduos conforme as cores das caçambas: a caçamba laranja é destinada para Entulhos, já a vermelha é para poda e galhadas, a cinza tem a denominação de “Bota Fora” e é destinada para móveis e eletroeletrônicos e na verde materiais recicláveis.

Além do Ecoponto da Av. E, outros bairros de Chapadão do Sul estão recebendo os Ecopontos. O localizado na Av. 33 está em fase final, faltando apenas o totem explicativo das cores. No Parque União as caçambas também já estão separadas por cores, e tem o recolhimento diário.

Com a união entre a atual administração municipal e a população de Chapadão do Sul, os Ecopontos vieram para suprir uma demanda e organizar para o destino correto os resíduos sólidos, melhorando a qualidade de vida, aumentado a vida útil do aterro sanitário municipal e colaborando para a economia dos cofres públicos.

  ANTES  
DEPOIS

Ecopontos

São locais onde os resíduos poderão ser descartados e acondicionados em recipientes apropriados, separadamente. É uma ação que faz parte da coleta seletiva e contribui para o meio ambiente. Poderão ser descartados: pequenas quantidades de resíduos das podas e roçadas. Pequenas quantidades de entulho. Partes de móveis e eletrodomésticos. Além de resíduos recicláveis.

Entretanto, é estritamente proibido descartar lixo doméstico, animais mortos e principalmente perecíveis. A Sedema também ressalta que os Ecopontos são para atender os pequenos geradores de resíduos. Os grandes geradores de resíduos, como construtoras, jardineiros e similares, devem descartar os resíduos sólidos na CTR.

 

 

*Assecom PMCS