Ao conceder entrevista para a rádio RCR Band, o vereador Rayner Moraes Santos (PR) afirmou que trabalha em um projeto que tem como objetivo permitir a soltura de alevinos no rio Sucuriú, no leito que fica acima do Salto Majestoso. Segundo o parlamentar, a meta é fomentar o turismo de pesca no município.
Rayner abriu a série de entrevistas com os vereadores de Costa Rica, promovida pela rádio RCR Band. Na segunda-feira (24), o parlamentar participou ao vivo do “Jornal Costa Rica Acontece”, programa apresentado pelo radialista Sadib de Oliveira. Durante aproximadamente 20 minutos de entrevista, além de falar sobre o projeto que envolve o rio Sucuriú, o vereador também destacou outras conquistas nas áreas de infraestrutura, esporte e lazer, fruto de sua atuação parlamentar.
SOLTURA DE ALEVINOS NO RIO SUCURIÚ
Na entrevista, o vereador Rayner disse que está fazendo gestão junto a órgãos estaduais e federais, na tentativa de viabilizar a soltura de alevinos no rio Sucuriú. Segundo ele, a ideia já foi apresentada para o prefeito Waldeli dos Santos Rosa (PR), que acatou a sugestão. “Há muito tempo eu venho conversando com o Waldeli, e ele me disse na semana passada que a população pode comemorar, porque o projeto já foi colocado em andamento”, avisou o parlamentar.
Segundo Rayner, o projeto caminha em duas direções possíveis: soltar no rio Sucuríu espécies de peixes típicas do rio Paraná (definidas por um rigoroso estudo ambiental, como por exemplo o Pacu e o Dourado); ou a soltura de pelo menos alevinos de Piau, peixe que já é característico do rio Sucuriú. Em ambos os casos, é preciso obter a autorização dos órgãos ambientais, após um aprofundado estudo dos possíveis impactos ao ecossistema natural.
“A gente ainda não sabe o que vai ser liberado. Se nós conseguirmos esse êxito de soltar alevinos de outras espécies da bacia do rio Paraná, que não existem no rio Sucuriú, acima da cachoeira do Salto, acredito que Costa Rica vai dar um grande passo tanto no turismo, como também economicamente”, comentou Rayner durante a entrevista, ao defender que a ideia pode incrementar o turismo do município, atraindo visitantes interessados na pesca.
O vereador ainda disse que vai viajar até Campo Grande-MS na semana que vem, onde fará um levantamento em torno dos custos e da viabilidade do projeto, para apresentar mais detalhes da proposta ao Executivo. Conforme ele, o ideal seria o município investir em um laboratório próprio, destinado à reprodução de espécies. Assim, todo ano vai ser possível realizar a soltura de alevinos no rio Sucuriú. “Já falei com o prefeito e ele pediu para eu elaborar uma planilha de custos, sobre a possibilidade de reposição anual de alevinos e não uma única vez apenas, mas isso depende da construção de um laboratório próprio e da contratação de um profissional da área. Acho que seria muito mais produtivo fazer a soltura todo ano, do que realiza-la apenas uma vez”, defendeu o vereador.
A cachoeira de 64 metros de altura, que forma o Salto Majestoso, no Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú, impede o processo natural de piracema. Consequentemente, é bastante limitado o número de espécies de peixes que sobrevivem no rio, acima da cachoeira.
INFRAESTRUTURA, ESPORTE E LAZER
Na área de esporte, o vereador Rayner disse no programa de rádio que a construção de um campo de futebol society – com gramado sintético e vestiários – no bairro Sonho Meu IV, atende a uma indicação de autoria dele e do vereador José Augusto Maia Vasconcelos, o Dr. Maia (DEM), que foi encaminhada para o prefeito Waldeli. A obra está em andamento e deve ser concluída ainda este ano, a um custo de quase R$ 500 mil.
O mesmo acontece na construção do campo de futebol society da Vila São Francisco, outra obra que caminha para a reta final e que também atende a uma indicação do vereador Rayner, do ex-vereador Ailton Martins de Amorim e do vereador Averaldo Barbosa da Costa (PMDB). “Fiz um compromisso com os moradores da Vila São Francisco, o prefeito Waldeli cumpriu e agora está terminando o campo, que num curto espaço de tempo vai estar pronto”, ressaltou Rayner.
Em relação à sinalização do trânsito de Costa Rica, o vereador Rayner lembrou que em outubro de 2016 ele enviou uma indicação para o prefeito Waldeli, recomendando a instalação de “semáforos nos pontos críticos do trânsito da avenida José Ferreira da Costa”. A sugestão foi acatada pelo Executivo no começo desse ano, com a colocação de semáforos em três cruzamentos da principal avenida da cidade.
Ao finalizar a entrevista, o vereador comentou que em uma outra indicação encaminhada para a secretária Municipal de Assistência Social, Áurea Maria Frezarin Rosa, ele pede que o município ofereça aulas de hidroginástica no período noturno, em Costa Rica. Atualmente, esse tipo de atividade acontece à tarde e de manhã, por meio de um projeto desenvolvimento pela Prefeitura, no Centro de Convivência do Idoso (Conviver) Nosso Sonho.
“Lá tem uma piscina aquecida e às vezes a pessoa trabalha durante o dia e só pode participar à noite, por isso fiz essa indicação para a secretária Áurea, que está estudando a possibilidade de nos atender”, concluiu.
Ademilson Lopes/Diretor-Geral da Câmara de Vereadores de Costa Rica-MS