Dono de uma fazenda localizada no Morro do Mendanha, em Goiânia, Hélio Antônio da Silva, de 57 anos, calcula que já perdeu 10 bezerros e quatro cães por causa de uma onça pintada. Ele não sabe mais o que fazer para evitar prejuízos.
“Quatro bezerros eu vi mortos e tenho comprovado no meu celular, quatro eu vi a carcaça, o rastro da onça, mas não fotografei. Outros dois estão desaparecidos e acredito que foi a onça também. Não posso matar, quem vai pagar meu prejuízo?”, reclamou ao G1.
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) tenta capturar a onça desde fevereiro. O animalfoi flagrado por câmeras de monitoramento, mas ainda não caiu nas armadilhas instaladas no local (veja vídeo acima).
“Existe o método de laço, que a gente tentou por uma semana, e o método de busca ativa com cachorros, que a gente tentou por uma semana e, infelizmente, não deu certo”, explica Leo Caetano Fernandes da Silva, analista ambiental do Ibama.
O Instituto reforça que a onça está em seu habitat natural e não tem como responsabilizar o Estado. De acordo com o analista, os fazendeiros podem tomar cuidados para evitar mais prejuízos como prender o gado durante a noite junto com cães.
Segundo Silva, eles buscam capturar a onça para levá-la a um local mais preservado e seguro. “Matar uma onça tem um dano irreparável para a natureza”, ressalta Silva.
G1 GO