A AGROTEC, empresa que atua no ramo de Consultoria Agronômica, Projetos e Agricultura de Precisão, realizou no último dia 10 em Chapadão do Sul, uma palestra técnica, com o renomado agrônomo e pesquisador Dirceu Gassen sobre “Manejo para altas produtividades na cultura de soja”.
Um grande público compareceu ao evento, realizado no salão da De Carli Beer, para ouvir sobre as experiências pessoais, desafios do setor e as técnicas já desenvolvidas que permitem ao produtor atingir a proposta inserida no título da palestra.
Dirceu Gassen apontou que o maior segredo para atingir altas produtividades está nas pessoas e não apenas nas tecnologias empregadas na cultura da soja, seja no plantio, manejo e colheita dos grãos: “a diferença entre lavoura de baixa e lavoura de alta produção está alicerçada em 05 fatores:
1. Capricho
2. Na hora certa
3. Fazer bem feito
4. Assistência Técnica
5. Paixão
“Portanto o Manejo de Cada Planta é o fator principal de uma boa rentabilidade, então a diferença está no conhecimento aplicado por hectare, e podemos ajustar isso até um pouco melhor, conhecimento aplicado por metro quadrado e num metro quadrado também não é suficiente se a distribuição não é bem-feita. Conclusão: devemos aplicar conhecimento aplicado por planta. Ou seja, muito mais importante que qualquer produto, variedade, inseticida, adubo, calcário ou máquina é como manejar a planta e isso é feito pelas pessoas, ” pontuou Gassen.
Gassen também explicou, o que significa essa humanização do manejo: “plantas e animais tem uma lógica de desenvolvimento, de produção e elas tem uma capacidade muito maior do que temos na média das lavouras, então a diferença está nas pessoas que fazem o manejo adequado e eu diria que aí está o grande investimento a ser feito, pois quando o meu tratorista, o meu semeador entende essa lógica da germinação, do crescimento e do índice de área foliar – a planta colhe energia solar – então se manejarmos as folhas (que é uma bateria solar), o tamanho da planta, nós não vamos colocar mais ou menos planta, mas vamos entender como funciona e essa é a principal diferença entre ter e não ter uma lavoura de alta produtividade não só de soja, mas de todas as culturas”, esclareceu Gassen.
Gassen detalhou que uma boa produtividade não depende da utilização de Inseticida ou Herbicida, eles não aumentam o seu vigor apenas protegem o potencial da planta.
Rodolfo Privelatto, representante da Bayer, fez uma apresentação da Rede Agroservice, mais uma ferramenta que a empresa Bayer disponibiliza para os produtores e também sobre o Programa de Pontos da Bayer com os agricultores.
O Agrônomo e sócio diretor da AGROTEC, Douglas Ribeiro, fez uma rápida apresentação dos serviços prestados pela empresa de Consultoria Agronômica, Agricultura de Precisão e Elaboração de Projetos de Custeio e Investimentos.
A empresa foi fundada em 1997 e se expandiu ao longo desses anos, tornando-se uma das mais conceituadas na área, com uma equipe de alto nível, que tem proporcionado aos produtores que utilizam de seus serviços uma maior produtividade e rentabilidade em suas lavouras.
A AGROTEC está localizada na rua 10, 687 e atende em horário comercial, bem como pelo fone 3562. 4664.
A empresa atua nos municípios de Chapadão do Sul, São Gabriel do Oeste, Paraiso das Águas e Campo Grande, no estado de MS. Em Goiás, no municipio de Chapadão do Céu e no estado de MT, em Guiratinga.
Na safra 2016/2017, a AGROTEC prestou seus serviços em 30.820 hectares de soja; 2099 hectares de milho verão; 1.201 hectares de verão e 8.171 hectares de milho safrinha. O corpo técnico da empresa tem um total de 06 (seis) engenheiros agrônomos.
Veja abaixo fotos da palestra