A cidade de Costa Rica – MS confirmou na semana passada sua candidatura para sediar o Mundial 24 Horas Solo Brasil Ride. Para isso, no entanto, competirá com dezenas de cidades no País que já anunciaram que estão na disputa.
Costa Rica, no entanto, é recomendada pela Roma Sports MKT organizador da Brasil Ride, premiada com Guidão de Ouro com a melhor prova de MTB no Brasil desde 2013 e também premiada com o premio guidão de oura da melhor prova de ciclismo de estrada do Brasil e pelo reconhecimento do sócio Mario Roma atleta Olímpico e Outsider of the year. A decisão será anunciada em outubro durante a Ultramaratona Brasil Ride em Arraial da Ajuda de 2017.
Em novembro de 2017 teremos uma prova teste que será realizada na cidade sobre a coordenação do português Mário Roma que é ultramaratonista, idealizador e organizador da Brasil Ride, maior prova por etapas de mountain bike com serviço completo do continente americano.
A candidatura de Costa Rica já vinha sendo trabalhada nos últimos meses e era esperado que a cidade a confirmasse, mas isso aconteceu somente na última quinta-feira (06), durante uma reunião em que o prefeito Waldeli dos Santos Rosa, o secretário Municipal de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura Keyler Simey Garcia Barbosa e o secretário de Administração e Finanças Paulo Renato Andriani receberam Mário Roma. Também participaram Okesley Teixeira da Brasil Ride e o funcionário público Victor Renato.
Mario Roma apresentou ao prefeito e aos secretários o seu projeto para realizar o Mundial 24 Horas Solo no Brasil. Assim que tomou conhecimento técnico da competição, Waldeli confirmou o nome de Costa Rica como candidata a sediar o mundial e na oportunidade assinou e entregou a carta de intenções à Roma.
“Sediar pela primeira vez um evento deste porte, evento este que tem como previsão receber mais de 40 países mostra que a cidade está progredindo e caminhando para ser a Capital Estadual dos Esportes de Aventura. Estamos falando da maior competição do mundo nessa modalidade e será a primeira vez no Brasil que teremos um campeão mundial coroado em nosso País, e melhor ainda, em Costa Rica”, enfatiza Waldeli que encarou mais esse desafio e acredita que a cidade poderá ser escolhida por já ter se destacado no cenário dos esportes de aventura.
Roma recebeu a carta intenções e confirmou que em novembro deste ano estará em Costa Rica realizando uma prova teste. O português também se comprometeu com o prefeito que em 2018 estará realizando uma edição das 24h Brasil Ride na cidade. “Nós portugueses temos este espírito descobridor. Quando vim participar do Desafio Brou Bruto de MTB em maio deste ano pude notar que Costa Rica tem grande potencial para explorarmos o mountain bike”, destacou.
Waldeli lembra que o Desafio Brou Bruto de MTB foi um grande sucesso. “Tivemos um significativo número de competidores, muitos turistas, mas muita gente daqui também. A cidade ganhou e muito, já que no final de semana da competição, a ocupação hoteleira atingiu 100%, gerando emprego e renda para os costarriquenses”, comentou ao relembrar que Costa Rica também recebeu em 2016 dezenas de atletas que participaram da 2ª Copa América de Corrida de Aventura.
“Isso mostra que os ciclistas aprovaram nossa cidade, a estrutura, o apoio do município e, sobretudo, o acolhimento dos costarriquenses, que foram para as ruas torcer. Para a nossa alegria já estamos assinando um compromisso para 2019. Costa Rica só tem a ganhar”, disse Waldeli ao complementar que irá buscar apoio do Governo Federal, Governo Estadual e iniciativa privada para tornar realidade mais esse sonho.
Para Waldeli Costa Rica está mirando um futuro emocionante e corajoso, mantendo-se fiel à sua tradição rica em esportes de aventura e belezas naturais. “Acreditamos que nossa candidatura para o mundial em 2019 e nosso compromisso de sediar uma edição do Brasil Ride em 2018 vão empolgar, unir e entusiasmar o povo costarriquense”, afirmou ao complementar: “enquanto avançamos com nossa candidatura, foi muito prazeroso ver nas redes sociais que nós já temos o total apoio da cidade. É maravilhoso receber um significante apoio público e um suporte real dos atletas”, finalizou.