Colheita da ‘safrinha’ de milho chega a 2% da área cultivada em Mato Grosso do Sul

A colheita da segunda safra de milho de Mato Grosso do Sul, também chamada de safrinha ou safra de inverno, chegou no fim de junho a 2% da área cultivada no estado nesta temporada. A informação é de circular técnica do Sistema de Informação Geográfica (Siga), divulgada pela Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS).

De acordo com a circular, a colheita segue mais avançada na região sul do estado, onde o percentual de áreas em que os trabalhos das máquinas já foram encerrados chegou a 2,3%. Na sequência aparece o norte, com o índice de 2,2% e depois o grupo de municípios da região central de Mato Grosso do Sul, com 1%.

Na publicação, que foi divulgada nesta quarta-feira (5), a Aprosoja/MS reafirma a projeção de que a produção da safrinha deve crescer 50,5% nesta temporada frente a anterior, passando de 6,098 milhões de toneladas para 9,180 milhões de toneladas.

A entidade credita esse aumento ao crescimento de 3,4% na área cultivada, que subiu de 1,74 milhão de hectares para 1,80 milhão de hectares e ao salto de 45,5% na produtividade, que deve atingir a média de 85 sacas por hectare.

G1 MS