Com a participação de 11 municípios da Região Norte, Encontro SUAS em Movimento é realizado em Costa Rica
Com o objetivo de ampliar o apoio técnico aos 11 municípios da Região Norte, na área da assistência social e com apoio do Governo de Costa Rica – MS por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, a SEDHAST/SUPAS – Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho / Superintendência de Assistência Social – realizou nos dias 03e 04 de julho, o Encontro SUAS em Movimento – Apoio Técnico ao Plano de Providências da Região Norte.
Além dos gestores e técnicos da Rede Socioassistencial de Costa Rica, também prestigiaram o encontro realizado no Auditório Ambiental Valdir Justino de Almeida, localizado no PNMMS – Parque Municipal Salto do Sucuriú – vice-prefeito de Costa Rica Roberto Rodrigues no ato representando o prefeito Waldeli dos Santos Rosa, a secretária de Assistência Social Áurea Maria Frezarin Rosa, a superintendente de Assistência Social da SEDHAST Salette Marinho, bem como representantes dos 11 municípios que compõem a Região Norte: Alcinópolis; Camapuã; Coxim; Figueirão; Paraíso das Águas; Pedro Gomes; Rio Negro; Rio Verde de MT; São Gabriel do Oeste e Sonora.
Ao fazer a abertura do evento, a superintendente de Assistência Social da SEDHAST Salette Marinho destacou que o encontro tem como objetivo orientar quanto ao apoio técnico para as principais dificuldades vivenciadas pelos municípios, a partir da análise do monitoramento 2016, configurando-se numa estratégia de implementação da função de vigilância Socioassistencial pelo Estado.
De acordo com a secretária de Assistência Social de Costa Rica e primeira-dama do município Áurea Maria Frezarin Rosa durante o encontro também foi feita a apresentação da Política de Assistência Social aos novos trabalhadores do SUAS que ingressaram recentemente nas gestões municipais. “Foi uma oportunidade para os participantes trocarem experiências locais na condução de suas atividades diárias, resultando em um aprimoramento do atendimento prestado à população”.
“Todo o evento foi baseado nas visitas realizadas in loco, em 2016, pela equipe de monitoramento da SUPAS, nos 11 municípios da Região Norte. As não conformidades identificadas apontadas no relatório resultaram na elaboração, por cada município, do Plano de Providências, com a finalidade de superar tais situações”, complementou Áurea Maria.
SUAS
No âmbito da Política de Assistência Social, cabe ao Governo do Estado o papel estratégico na coordenação da política em nível estadual, estabelecendo rumos, diretrizes e fornecendo mecanismos de apoio às instâncias municipais e à rede Socioassistencial, pública e privada. Ofertar apoio técnico aos municípios por meio de encontros regionais visa cumprir o papel do Estado de Mato Grosso do Sul no âmbito da política específica.
Fonte: https://goo.gl/avaXCZ
Foto: Francisco Rodrigues – ASSECOM/PMCR