Um dos grandes problemas de infraestrutura do Estado, a MS-306 possui atualmente um dos maiores fluxos de tráfego de Mato Grosso do Sul.
Com buracos que se espalhavam por um extenso pedaço da rodovia estadual, o Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul), realizou um serviço de tapa-buracos no trecho que corta o perímetro urbano de Chapadão do Sul, para garantir mais segurança aos motoristas. Além disso, o projeto para a concessão à iniciativa privada segue em andamento.
As obras de recapeamento iniciaram no dia 5 de maio e encerraram no mês de junho. A melhoria na via iniciou na rotatória da Colhedeira e avançou em sentido ao Centro de Chapadão do Sul.
A recuperação paliativa da via foi uma solicitação da administração municipal, para tapar os buracos que já se espalhavam por um extenso trecho entre Costa Rica e Cassilândia.
O prefeito de Chapadão, João Carlos Krug, avalia que o serviço minimiza o risco de acidentes e torna a rodovia trafegável.
“O recapeamento realizado na MS-306 foi de grande importância para Chapadão porque nos deu condições de receber melhor nossos visitantes e também dar mais segurança aos moradores que utilizam a rodovia. O acesso até Cassilândia que era nosso principal problema foi resolvido, com um trabalho de boa qualidade. É vital a manutenção constante para entrar no período chuvoso sem buracos na via. Mesmo assim, sabemos que a rodovia só terá os problemas resolvidos com o recapeamento. Estamos em constante conversação com o governo e temos certeza que a solução da rodovia deve sair o mais breve possível”, pontuou Krug.
MS-306 X iniciativa privada
A MS-306 possui uma das maiores demandas para recapeamento do estado. Entretanto, devido a estimativa de investimentos superiores a R$ 250 milhões, a obra se tornou inviável para o Estado em virtude da crise financeira. Apesar disso, o governador Reinaldo Azambuja decidiu inovar e determinou à equipe técnica um estudo para que seja feita a concessão a inciativa privada.
“Hoje não há recurso próprio para investimento, mas estamos avançando junto ao BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social] com o primeiro projeto de concessão de uma rodovia estadual. Vamos fazer os investimentos necessários junto com a iniciativa privada. Para duplicar, alargar, entre outras melhorias, a estimativa de custo é de mais de R$ 250 milhões. Estamos finalizando os estudos e em breve vamos ter uma rodovia com mais segurança, tranquilidade e melhores condições de tráfego para todos”, pontuou o governador.
A concessão da MS-306 deve abranger a reforma de toda a pavimentação asfáltica, com a construção de acostamento, além de terceira faixa a cada 15 quilômetros.
*ms.gov.br