Cerca de 2,9 milhões de pessoas participaram da Romaria do Divino Pai Eterno, que terminou na noite de domingo (2), em Trindade, na Região Metropolitana de Goiânia. O evento durou dez dias e teve missas, desfiles de carreiros, batizados e novenas. Romeiros se emocionaram e muitos garantiram que vão voltar nos próximos anos.
A quantidade de fiéis este ano é maior do que em 2016, quando foram registrados 2,7 milhões de participantes. Durante os dez dias de festa, foram realizadas 110 missas, 45 novenas, 11 procissões e 27 orações do terço, centenas de batizados, milhares de casamentos, além de alvoradas e vigílias. Para que todo o evento acontecesse da melhor forma possível, cerca de duas mil pessoas, entre colaboradores e voluntários, trabalharam na romaria.
Durante a tarde e noite de domingo, devotos participaram da Procissão Luminosa. A imagem da Santíssima Trindade percorreu as ruas da cidade. Moradores e romeiros acompanharam o percurso com velas para iluminar o caminho.
O aposentado José Antônio de Campos e mais onze carreiros acompanharam a caminhada ao lado da imagem, representando os onze apóstolos. “Para mim, é um motivo de muita satisfação, porque é uma tradição que vem do meu avô, passou para o meu pai, passou para mim, para o meu filho. Enquanto o Divino Pai Eterno me der pernas boas, eu pretendo seguir essa caminhada”, disse o romeiro, que participa do evento há mais de 60 anos.
O evento terminou com uma missa celebrada pelo arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz. Quem participou da romaria se emocionou e garante que participará nos próximos anos. “Já vou com saudade, com vontade de voltar de novo. Ano que vem estou aqui, se Deus quiser”, contou a dona de casa Elza Lemos.