Edital de R$ 2,650 milhões seleciona projetos para monitoramento das safras de soja e milho em MS

O Conselho Gestor do Fundo para o Desenvolvimento das Culturas de Milho e Soja em Mato Grosso do Sul (Fundems) abriu um edital no valor de R$ 2,650 milhões, para selecionar projetos de organizações da sociedade civil (OSCs) para a execução do Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (SIGA) nos ciclos 2017/2018 e 2018/2019. As propostas deverão contemplar o mapeamento das safras, monitoramento da produção e da qualidade dos grãos, além de fazer o acompanhamento dos custos da atividade.

O edital foi publicado nesta sexta-feira (30), no Diário Oficial do estado e prevê que as instituições interessadas terão um prazo de 30 dias para encaminharem suas propostas ao Conselho Gestor do Fundems, na secretaria estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro). Em uma sessão pública, no dia 28 de julho, serão abertos os envelopes com as propostas e no dia 15 de agosto deve ser divulgado o resultado preliminar da avaliação dos projetos.

O Conselho Gestor estipulou que as propostas deverão contemplar ações para: consolidar as informações do SIGA por meio de nova plataforma WebGis, realizar o mapeamento do uso e ocupação do solo nas duas próximas safras de grãos, obter dados das produtividades da soja e do milho, de pragas e doenças que afetam essas culturas, identificar e atualizar informações das unidades de armazenamento, realizar a divulgação de estatísticas e levantar dados das perdas durante a colheita.

As propostas apresentadas, conforme o edital, serão analisadas conforme sete critérios: viabilidade, consonância com os objetivos propostos, coerência do valor global proposto, capacidade técnica e operativa, descrição das ações, natureza da instituição e grau do impacto da iniciativa dentro da linha temática. Para conferir a íntegra do edital clique aqui!

G-1 MS