Figueirão realizou com sucesso o 12º Encontro Estadual de Laço Comprido

Com apoio da Prefeitura e Câmara Municipal e da Fazenda 3R, o município de Figueirão, foi sede do 12º Encontro Estadual de Laço Comprido da Federação de Clubes de Laço de Mato Grosso do Sul, que aconteceu entre os dias 23 a 25 de junho.

O evento foi realizado no Clube de Laço Rancho dos Tropeiros de Figueirão, com a organização da comissão do clube, que é presidido pelo Hugo Ferreira e esposa Danielli

Foram disputadas cerca de 38 taças, nas categorias Peão Mirim, Bandeira, Adulto, Amazona, entre outras. Concorrem no evento as equipes dos Clubes de Laço de Costa Rica, Bandeirantes, Camapuã, Terenos, São Gabriel do Oeste, Coxim, Figueirão, Nova Alvorada do Sul, Campo Grande, Rio Pardo e Rio Verde, que totalizam cerca de 400 laçadores.

A abertura oficial do evento reuniu os Patrões de todos os Clubes de Laço participantes e autoridades políticas locais. O Pároco de Figueirão, Padre João Alves de Oliveira abençoou o evento, para que transcorra sem nenhum acidente do início ao fim.

O Presidente da Federação de Clubes de Laço de Mato Grosso do Sul, Elvio Garcêz, agradeceu a todos os concorrentes e especialmente ao prefeito Rogério Rosalin pela parceria e também ao presidente e patrão do Clube de Laço Rancho dos Tropeiros de Figueirão, Hugo Ferreira, e desejou boa sorte a todos os participantes.

O Patrão do Clube do Laço, Hugo Ferreira, agradeceu todo o apoio da administração do prefeito Rosalin e da câmara municipal, comentou das dificuldades da realização de um evento de tamanha envergadura, e agradeceu e especial aos proprietários das boiadas, que cederam mais de 450 animais para a realização do torneio e a todos os demais participantes, que foram responsáveis diretamente pelo sucesso do evento.

O prefeito Rogério Rosalin ao fazer o uso da palavra, disse que particularmente ele não sabe laçar, mas gosta muito deste esporte, porque ele simboliza a união de todos. Rosalin enalteceu a união, a cooperação e a coragem dos participantes desse esporte, tão bonito quanto perigoso, e desejou a toda boa sorte na competição. Também agradeceu ao comandante da Polícia Militar de Figueirão, Sargento Hernandes, pela segurança e a todas as pessoas que direta ou indiretamente colaboraram para a realização do evento.

O laço comprido tem ganhado cada vez mais espaço em Mato Grosso do Sul. Conhecido como ‘Esporte Classe A’, e é tratado pelos seus praticantes como uma arte, que une família e tradição. Além de incentivar o comércio local, os Encontros de Clubes de Laço movimentam um mercado de trabalho sem precedentes, principalmente no comércio, com rações, vacinas, remédios veterinários, hotéis, restaurantes, postos de gasolina, entre outros setores, além de valorizar a cultura sul-mato-grossense. Cerca de duas mil pessoas costumam circular pelos Clubes de Laço nos três dias da programação.