Há 108 anos, a família Malaquias realiza a sua tradicional festa religiosa em comemoração ao dia de São João Batista. A tradição da festa, faz parte do calendário cultural do município de Figueirão MS.
Este ano, mais uma vez a festa reuniu pessoas de toda a região e de outros estados, que vieram participar da reza, canto, missa e o tradicional almoço (churrasco) que é servido gratuitamente para todos os participantes.
A festa tem início com a realização do terço em homenagem a São João Batista, realizada em uma capela construída na fazenda. Após a missa, aconteceu o hasteamento da bandeira e acendimento da fogueira de São João Batista.
Após a ato religioso, os convidados se reúnem na sede da fazenda do senhor Ereduzino Malaquias, onde acontece um leilão típico sul-mato-grossense, com várias prendas, que vai desde da rapadura, cacho de banana a um Costelão.
Na sequência é servido o almoço, onde seu preparo e feito em fogões a lenha. Esse ano, o churrasco de linguiça foi uma das atrações da festa.
Este ano como de costume o prefeito municipal, Rogério Rosalin, juntamente com sua esposa, prestigiou a festa e parabenizou a família Malaquias, que mantém a tradição, passando de pai para filho e agora bisneto.
Domingos Malaquias, conta que segundo relato de seu Pai, ele estava vindo de Campo Grande, para essa região e ao pernoitar no município hoje de Bandeirantes, era dia de São João Batista e, ele resolveu então convidar todos que estava presente para fazer uma reza ao Santo e logo após serviu um jantar para aquelas pessoas que estava viajando com ele. A parti deste dia seu pai, decidiu fazer todos os anos a reza e que vem sendo passada de geração em geração.