Governador afirma que vereadores de Costa Rica “não viajam a passeio, só para pegar diárias”

Na visita que fez a Costa Rica-MS, o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), afirmou que os vereadores do município não viajam a passeio, só para receberem diárias. Segundo o chefe do Executivo Estadual, os parlamentares costarriquenses desempenham um importante papel na busca de recursos junto ao governos Estadual e Federal, e junto a deputados e senadores.

O governador cumpriu agenda em Costa Rica nesta quinta-feira (22), onde participou da inauguração de obras e anunciou investimentos para o município. Ao discursar na cerimônia de lançamento da construção de 100 unidades habitacionais no Residencial Flor do Cerrado, Azambuja foi enfático e disse que os vereadores de Costa Rica são responsáveis por identificar e canalizar as demandas da população e leva-las até as autoridades estaduais e federais.

“Ao contrário do que algumas pessoas pensam, o vereador não viaja a passeio, só para pegar diárias. A função do vereador não é só ficar sentado na Câmara Municipal para participar de sessões, aprovar projetos e fiscalizar o Executivo. É muito mais do que isso! É buscar também benefícios e investimentos para melhorar a vida das pessoas. Eu recebo muitos vereadores de todo o estado, buscando ambulâncias, buscando melhorias para um hospital, buscando uma estrada vicinal, buscando a construção de uma ponte, como a ponte que nós inauguramos no Curralinho. O papel do vereador realmente é estar próximo das lideranças políticas para trazer benefícios e melhorar a qualidade de vida das pessoas”, ressaltou Azambuja.

ASFALTO DA MS-223 E PRIVATIZAÇÃO DA MS-306

No Residencial Flor do Cerrado, o governador lançou a construção de 100 casas pelo programa Lote Urbanizado. A cerimônia foi acompanhada de perto por uma multidão de pessoas, entre elas representantes dos conselhos de controle social, comerciantes, moradores locais e autoridades municipais e estaduais.

Em seu discurso, além de elogiar os vereadores, Azambuja também autorizou a licitação visando a pavimentação asfáltica da MS-223, entre Costa Rica e Figueirão-MS, e firmou convênio com a Prefeitura para a revitalização da pista do Aeroporto Municipal e para a sinalização de ruas e avenidas da cidade. Além disso, o governador anunciou que o governo do estado pretende privatizar a MS-306, no trecho entre Cassilândia-MS e a divisa com Alto Taquari-MT, passando pela “Cantina”, “Lage”, “Gaúcho Pobre” e “Baús”.

“Na terça-feira (27) nossa equipe tem uma reunião já para aprovar o edital da concessão da MS-306, dando a oportunidade para as empresas privadas investirem na rodovia, pedagiando lógico o trecho, mas criando a condição da restauração, duplicação, sinalização, acostamento e construção de uma terceira pista”, confirmou o governador.

A CÂMARA DE VEREADORES E AS CONQUISTAS PARA COSTA RICA

Mais cedo, pela manhã de quinta-feira, o governador inaugurou a ponte sobre o rio Sucuriú, na comunidade do “Porto Curralinho” (com 45 metros de extensão) e visitou o canteiro de obras do Residencial Buenos Aires, onde estão sendo construídas 62 moradias populares.

Conforme o vice-presidente da Câmara, o vereador José Augusto Maia Vasconcellos, o Doutor Maia (DEM), a conquista de obras e investimentos para Costa Rica atende os pedidos dos vereadores da cidade e do prefeito Waldeli dos Santos Rosa (PR).

“Tivemos a grata satisfação do governador assumir o compromisso em público, quando ele lançou a pavimentação asfáltica da MS-223, no trecho entre Costa Rica e Figueirão. Esse anúncio, além das obras inauguradas e os investimentos assegurados, como a privatização da rodovia MS-306, deve-se ao empenho da classe política de Costa Rica, do senhor prefeito Waldeli, dos senbores vereadores e da sociedade organizada do município, principalmente os membros do Legislativo, que incansavelmente viajam para Brasília (DF) e Campo Grande (MS) para entrar em contato com deputados, senadores e órgãos federais e estaduais, sempre batalhando para angariar recursos para a nossa querida Costa Rica”, explicou Doutor Maia.

O deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Junior Mochi (PMDB), contou que os vereadores possuem contato direto com os moradores locais e conhecem de perto as demandas da população. “Os vereadores vão até nós, apresentam as solicitações que eles recebem da comunidade e buscam as emendas e o recursos para atender o município. A gente que está lá (na Assembleia), não tem condições de avaliar e saber tudo que a comunidade precisa. Quem leva até nós os pleitos da cidade são os vereadores”, enalteceu o parlamentar estadual.

Além dos 11 vereadores de Costa Rica e do prefeito Waldeli, também estiveram em Costa Rica e acompanharam a visita do governador, os deputados estaduais Onevan de Matos (PSDB), Mara Caseiro (PSDB), Felipe Orro (PSDB) e Júnior Mochi (PMDB); o prefeito de Figueirão, Rogério Rosalin (PSDB), o prefeito de Paraíso das Águas-MS, Ivan da Cruz Pereira, o Xixi (PMDB), o prefeito de Chapadão do Sul-MS, João Carlos Crug (PSDB), o prefeito de Alcinópolis-MS, Dalmy Crisóstomo da Silva (DEM), o prefeito de Camapuã-MS, Delano de Oliveira Huber (PSDB), o prefeito de Rio Verde de Mato Grosso-MS, Mário Kruger (PSC), o diretor-presidente do Detran-MS, Gerson Claro, e vários vereadores das cidades da região.

Ademilson Lopes/Diretor-Geral da Câmara de Vereadores de Costa Rica-MS