SEINFRA representou Chapadão do Sul na segunda etapa de Capacitação Siconv. Município está entre os 3 do MS que habilitaram projetos
A capacitação que colocou Mato Grosso do Sul como o número um do País em firmar convênios com o Governo Federal formou 41 novos multiplicadores essa semana. O II Seminário da Rede Siconv (Sistema de Convênios do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão) reuniu prefeitos, lideranças regionais e representantes de 13 municípios em São Gabriel do Oeste, nos dias 7 e 8 de junho. Representando Chapadão do Sul estava a secretária da SEINFRA (Secretaria de Infraestrutura e Projetos) Sônia Maran.
O curso é oferecido por meio de cooperação técnica entre o Governo de MS, Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov) e Associação dos Municípios de MS (Assomasul). O governador Reinaldo Azambuja parabenizou o grupo e destacou que a nova habilidade vem acompanhada de uma série de benefícios, tanto na desburocratização da máquina pública e reforço do caixa das prefeituras, quanto na execução de políticas públicas.
“São muitos benefícios. Os convênios federais viabilizam importantes investimentos para a educação, saúde, infraestrutura, emprego e outros setores que atendem diretamente a população. Estamos muito contentes com o interesse dos servidores e, principalmente, do presidente da Assomasul, prefeito de Bataguassu Pedro Arlei Caravina. Essa é a primeira vez que a associação lança o desafio de ir a campo, preparar as pessoas, com o Estado sendo parceiro de fato. A capacitação é uma ferramenta fundamental para os servidores e para a melhoria na entrega de políticas públicas que levam melhoria de qualidade de vida a todos os moradores do nosso Estado”, declarou o governador.
Resultados
Chapadão do Sul participou recentemente de Edital de Chamamento (Concurso de Projetos) do Ministério de Integração Nacional, e como resultado do aprendizado do primeiro curso do Sincov, a administração conseguiu cadastrar mais de R$ 6 milhões em três projetos, que foram aprovados para a segunda etapa. Em Mato Grosso do Sul, apenas três municípios habilitaram projetos na segunda etapa: Campo Grande, Ivinhema e Chapadão do Sul.
Capacitação Siconv
O primeiro seminário regional foi realizado em Paranaíba, com a participação de seis municípios e a capacitação de 22 multiplicadores. Agora, na segunda etapa, 40 novos multiplicadores de 13 municípios já estão aptos para firmar e gerir novos convênios com o Governo Federal.
O curso do Siconv foi realizado pelo Governo de MS, por meio da Escolagov, e atendeu cerca de 150 servidores. A capacitação fez com que Mato Grosso do Sul alcançasse o 1º lugar do Brasil em número de convênios com o Governo Federal. Isso se deve à qualificação dos agentes públicos que deve saber fazer e conhecer os meios para levar melhor qualidade de vida a todos. “Hoje os 26 estados e o Distrito Federal tem sérios problemas para administrar, mas a capacitação do setor público tem sido nosso diferencial para superar os desafios”, encerrou Reinaldo Azambuja. (ASSECOM)