Uma viagem de 1.372 quilômetros! Essa foi a distância que o vereador da cidade de Paraíso do Tocantins-TO, Whisllan Maciel Bastos, teve que percorrer para chegar até Costa Rica-MS, na semana passada. Tudo isso porque o parlamentar resolveu visitar a cidade sul-mato-grossense com o objetivo de acompanhar de perto o modelo de gestão administrativa e fiscal implantado pela administração local, além de conhecer o funcionamento dos conselhos municipais. Só mais um detalhe: a viagem de ida e volta soma 2.744 quilômetros de trajeto.
VISITA À CÂMARA DE COSTA RICA
Na manhã de quinta-feira (1º), Whisllan visitou a Câmara de Costa Rica e foi recepcionado pelos vereadores Averaldo Barbosa da Costa e Jovenaldo Francisco dos Santos, o Juvenal da Farmácia. O encontro aconteceu no gabinete do vereador Averaldo, e ao longo da conversa os parlamentares costarriquenses explicaram que o Legislativo de Costa Rica possui uma atuação bastante efetiva e é parceiro da Prefeitura nas ações que visam a transparência e a boa gestão do dinheiro público no município.
“A gente fica muito feliz em receber um colega interessado em saber mais sobre aquilo que vem dando certo em nossa cidade. O Poder Legislativo de Costa Rica sempre foi parceiro do Executivo nas ações de boa gestão dos recursos públicos e nos sentimos orgulhosos com os resultados positivos alcançados, junto com o prefeito Waldeli”, comentou o vereador Averaldo.
COMITIVA VISITA SECRETARIAS E UNIDADES DE SAÚDE
O vereador Whisllan chegou a Costa Rica na quarta-feira (31/05), acompanhado de uma comitiva formada pela assistente social e representante da Prefeitura de Paraíso do Tocantins, Taciane de Oliveira, e do indigenista e diretor do Instituto Cerrado e Sociobiodiversidade (ICSbio), Willian Assunção. Ao longo de dois dias de estada no município sul-mato-grossente, os visitantes conheceram a Fundação Hospitalar de Costa Rica, além de alguns postos de saúde e também puderam acompanhar o trabalho de cada uma das secretarias da Prefeitura.
O prefeito Waldeli – junto com sua equipe de secretários e assessores – fez questão de recepcionar a comitiva e se reuniu com as autoridades de Tocantins na manhã de quarta-feira, na sala de reuniões do gabinete. Ao longo do encontro, o chefe do Executivo apresentou em vídeo os pontos turísticos de Costa Rica e falou um pouco sobre o modelo de gestão e controle de gastos que foram implantados no município.
“Me surpreendi em ver muito mais do que eu imaginava. Na verdade aqui eu percebi que não é só uma cabeça. O corpo também funciona. É uma equipe competente, cada um no seu lugar. E eu fiquei muito encantado e inclusive estou documentando tudo (tirando fotos). Então quando você mostrar imagens de um hospital público com características de um hospital particular, vão entender que aqui realmente o negócio é diferente. Quando eu mostrar o modelo de controle financeiro, então as pessoas vão ter um discernimento para entender porque aqui as políticas públicas funcionam. E o que a gente quer é levar essas ideias para o Tocantins, uma semente que nós queremos levar para plantar lá”, explicou o vereador Whisllan.
As autoridades de Paraíso do Tocantins foram atraídas por uma reportagem veiculada no Jornal Hoje da Rede Globo de Televisão, no mês de abril, que apresenta a cidade de Costa Rica como exemplo em matéria de controle de gastos públicos e de funcionamento efetivo dos conselhos municipais. “A gente viu um vídeo (reportagem) falando sobre o controle de gastos em Costa Rica e sobre as boas práticas de gestão participativa através dos conselhos municipais e resolvemos vir até aqui para ver como tudo isso funciona na prática”, contou Willian Assunção.
Inclusive, na quarta-feira, a comitiva de Tocantins participou de uma reunião do Conselho Municipal Antidrogas (Comad), na Secretaria Municipal de Assistência Social, para conhecer um pouco sobre os conselhos municipais em Costa Rica. “Ao participar da reunião, a gente vê que as entidades também funcionam de uma forma diferenciada pela representatividade que elas possuem no conselho, o que demonstra que tem como gerar resultados com a participação da sociedade civil na gestão pública, desde que cada um cumpra o seu papel”, pontuou o vereador paraisense.
Segundo Willian Assunção, Costa Rica é um exemplo que deve ser seguido por outras cidades do Brasil. “A gente está vendo na verdade uma pequena ilha de estado de bem-estar social, a partir de uma gestão muito interessante, em meio a esse mar de dificuldades que se encontra o Brasil. E nós fomos in loco ao hospital (Fundação Hospitalar) e verificamos que não há filas, vimos as pessoas todas sorrindo, tanto os usuários quanto os funcionários, tudo limpinho, tudo cheirosinho, tudo novinho e uma infraestrutura física e também de equipamentos formidável, em um município de 20 mil habitantes, que nós não temos lá nem mesmo em um hospital regional que atende cerca de 25 municípios. E aí a gente vê ruas limpas, praças bem cuidadas, o que mostra que a população também assimilou o modelo de cuidado com a cidade. Nós estamos levando daqui muitas ideias inovadoras do que se pode fazer numa gestão pública”, ressaltou Willian.
REPERCUSSÃO DAS MATÉRIAS VEICULADAS NA GLOBO
O modelo de gestão pública executado em Costa Rica ficou nacionalmente conhecido após a veiculação de uma matéria no Jornal Nacional, mostrando que os professores da rede municipal de ensino receberam além do 13º salário, o 14º, 15º, 16º e ainda metade de um 17º salário no final de 2016. Tudo isso fora o salário do mês, e as férias. Ao todo, foram seis salários em menos de 30 dias. A reportagem foi divulgada em janeiro de 2017.
No dia 22 de abril, o município voltou a virar notícia nacional no Jornal Hoje da Rede Globo. Na reportagem intitulada, “O Jornal Hoje pergunta: É possível evitar tanta roubalheira?”, Costa Rica foi destaque por mostrar em vários pontos o controle de gastos, que além de organizar as finanças e devolver os recursos públicos em qualidade de vida à população, diminuiu em grande proporção os riscos de corrupção na administração pública.
A matéria levada ao ar também mostrou a importância dos conselhos municipais dentro da gestão, pois, os mesmos são formados por integrantes do governo municipal e também por representantes da sociedade civil organizada, que fiscalizam e deixam ainda mais transparente a gestão do dinheiro público.
Desde que as duas reportagens foram veiculadas, autoridades e representantes da sociedade civil de vários municípios do Brasil, entre eles prefeitos e vereadores, têm entrado em contato diariamente com a Prefeitura e a Câmara de Costa Rica, para obter esclarecimentos sobre o modelo de administração implantado no município sul-mato-grossense. “Depois das matérias, nós passamos a receber muitas ligações perguntando sobre a nossa gestão, de todas as regiões do país”, explicou a subsecretária de Administração, Liliane de Campos.
FOTOS/LEGENDA:
Foto 04: Vereador de Paraíso do Tocantins, Whysllan Maciel, aparece de paletó preto na foto, ao lado dos vereador Averaldo (à direita) e Juvenal da Farmácia (à esquerda).