São Gabriel: Prefeitura prestigia comercio local e faz economia

O governo de Gestão Participativa realizou, na manhã de ontem (15), dois Pregões Presenciais, que tinham por objetivo contratar uma empresa para o fornecimento de bateiras para os veículos da secretaria Municipal de Saúde e fornecimento de combustível para abastecimento do veículos que serão utilizados na coleta de resíduos pelo SAAE.

A abertura das propostas aconteceu na sala de licitações, localizada no prédio da Prefeitura, e nas duas ocasiões todas as empresas participantes dos pregões eram empresas registradas em São Gabriel do Oeste.

O superintendente de compras Ronilso Freitas Brandão, afirmou que essa situação demonstra o bom andamento das finanças do município e ainda retrata a confiança do comercio local na prefeitura, que tem tratado o dinheiro público com o devido respeito.

Esse segundo o superintendente é um caminho de mão dupla, pois ganha a prefeitura pois mais empresas se oferecem para a prestação de serviços e fornecimento de produtos, o que reduz os preços médios gerando economia para os cofres públicos, mas também aquece a economia local uma vez que quando a empresa vencedora dos certames é de São Gabriel do Oeste, o resultado do certame gera emprego e renda no comercio que movimenta a roda da economia local, uma vez que não há assim a evasão dos recursos gerados aqui.

Ronilso ainda explicou que este certame tem uma forma diferenciada de julgamento, segundo ele essa modalidade de pregão presencial o quesito avaliado é a oferta de produto com o menor preço, que em algumas situações chega a gerar em torno de 30% de economia do valor total a ser investido.

O Pregão é uma das modalidades de licitação existentes. No caso do Presencial, a publicação, a abertura do processo, o recebimento de propostas, a habilitação, a adjudicação e a homologação são realizados pessoalmente. As empresas e pessoas físicas apresentam suas propostas através de envelopes lacrados. Isso auxilia na transparência em todo o processo.

A vantagem do pregão é o fato de poder negociar o preço até a assinatura do contrato, o que permite que o pregoeiro incentive a sua redução.

Na Prefeitura de São Gabriel do Oeste, cerca de 70% dos processos licitatórios utilizam a modalidade, visto que ele cumpre melhor o princípio do menor preço devido à concorrência em tempo real.

De acordo com a secretária de Administração e Finanças, Osana Ramos Nogueira, com o uso do pregão a Prefeitura economiza entre 18% e 30% em relação aos preços praticados pelo mercado.

Respeito, moralidade e compromisso com a boa aplicação dos recursos públicos têm sido uma marca do Governo de Gestão Participativa, conduzido pelo Prefeito Rolim, com o apoio de uma equipe capacitada e comprometido com a transparência dos processos de compra e licitação tem surtido um grande efeito na manutenção das contas da prefeitura dentro dos parâmetros da lei de responsabilidade fiscal, permitindo que além do custeio e manutenção da máquina pública, sejam realizados os investimentos necessários para termos uma cidade cada vez melhor. (

Fonte: Idest