A Prefeitura de Chapadão agiu rapidamente e consertou toda iluminação do aeroporto municipal, nesta terça-feira, 30, que já está apto para receber voos noturnos. Além disso, o Executivo municipal instalou câmeras de monitoramento no local.
Assim, o ato de vandalismo que ocorreu há cinco dias, 25 de maio, não acarretará problemas para a 25ª Exposul, que inicia nesta quarta-feira, 31.
No total foram danificados: 10 globos prismáticos azúis, 23 globos prismáticos brancos, 36 globos prismáticos brancos/amarelos, 8 globos prismáticos verdes e vermelhos, 75 lâmpadas e 83 aparelhos de luz elevados completos (suportes), sendo que 100% dos danos foram reparados pela equipe de manutenção.
Ato de Vandalismo
Quase todas as lâmpadas do Aeroporto Municipal de Chapadão do Sul foram quebradas na madrugada desta quinta-feira, 25. As poucas lâmpadas que sobraram, ficam próximas da entrada, onde fica a casa do vigilante. Como as luzes não ficam acesas, e a extensão da pista é de 2000 metros, dificulta a vigilância evitar o vandalismo.
O ato de vandalismo, gera um prejuízo de aproximadamente R$ 55.000,00 aos cofres públicos. Além disso, poderia causar mais prejuízos ainda, devido à proximidade de um dos principais eventos de Chapadão do Sul, a 25ª Exposul.
Voo Noturno
O Aeroporto de Chapadão do Sul estava apto novamente para operações noturnas desde metade de março de 2017, quando feita reinauguração do sistema de balizamento noturno da pista.
O sistema de iluminação da pista estava todo deteriorado e não permitia operação no período noturno. O Problema vinha se estendendo nos últimos anos.
Com um investimento em torno de R$ 70 mil reais, a Prefeitura solucionou o problema da deterioração do aeroporto municipal, permitindo assim que Chapadão do Sul, figure no mapa da aviação com o seu aeroporto, com capacidade de operar com pouso e decolagem noturnas.