O Governo de Costa Rica – MS por meio da Secretaria de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde realizou na tarde do último dia 18 de maio de 2017, a 1ª Conferência Municipal de Saúde das Mulheres.
O encontro foi realizado no auditório da SEMED – Secretaria Municipal de Educação – e contou com expressiva participação de representantes das entidades organizadas do município, autoridades, munícipes, equipe de saúde e conselheiros municipais de saúde.
“A participação social foi de grande importância, pois dessa forma, será possível barrar o retrocesso da saúde e garantir o SUS – Sistema Único de Saúde – 100% público e universal, patrimônio do povo brasileiro, e lutar sempre por uma saúde de qualidade seguindo os princípios do SUS que são universalidade, integralidade e equidade” comentou a secretária Municipal de Saúde Adriana Tobal ao agradecer a presença expressiva das mais de 75 das mulheres, entre elas trabalhadoras e usuárias do SUS.
Durante a conferência foram ministradas três palestras sendo a primeira com a psicóloga Rita de Cássia que abordou Autoestima; a segunda com a psicóloga Millena Cristina que tratou sobre a violência contra as mulheres e a última com a enfermeira e coordenadora Atenção Básica de Costa Rica Daiane de Souza Pupin que apresentou os dados municipais da saúde da mulher (partos, principais doenças, número de violência doméstica, etc).
“A 1ª Conferência Municipal de Saúde das Mulheres de Costa Rica serviu de espaço político para o debate de ideias e propostas, com o objetivo de garantir a continuidade da atenção integral à saúde das mulheres, sem qualquer forma de preconceito e discriminação. Após as palestras foi elencadas propostas a fim de melhorar a saúde da mulher, entre as propostas está à aquisição de um mamógrafo”, enfatizou Daiane Pupin.