Vereador Marquinhos Navarini solicita realização de exames oftalmológicos gratuitos para alunos da rede municipal de ensino

Investir em educação e qualidade de ensino é a melhor forma de mudar o nosso país. Com este objetivo o Vereador Marquinhos Navarini (PSDB), apresentou o Requerimento Nº 039/2017, propondo ao Poder Executivo, as providências necessárias para a realização de exames oftalmológicos nos alunos da rede municipal de ensino.
O Vereador Marquinhos Navarini destacou que as famílias com menor poder aquisitivo encontram dificuldades para levar seus filhos ao oftalmologista e como consequência, o rendimento escolar dos mesmos vai diminuindo gradativamente.
A proposta, apresentada em Plenário na quarta-feira (3), visa melhorar a qualidade de vida dos estudantes, pois de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 5% das crianças brasileiras são cegas de pelo menos um olho, sendo que 60% dos casos de cegueira são considerados evitáveis.
A ambliopia, também conhecida como olho preguiçoso ou olho vago, atinge 4% das crianças brasileiras, sendo uma forma de cegueira monocular sem que haja lesão orgânica perceptível, porém compromete o desenvolvimento da visão.
Outras causas que podem prejudicar a visão são estrabismo, catarata congênita unilateral e diferença importante do grau de miopia, hipermetropia ou astigmatismo entre os olhos. Esses problemas correspondem a 22,9% dos casos da evasão escolar de acordo com o Ministério da Educação.
Esta não é a primeira vez que o Vereador Marquinhos Navarini faz este pedido ao Prefeito Municipal, em 2016, quando era presidente do Poder Legislativo, encaminhou o mesmo pedido firmando um compromisso que devolveria através do duodécimo os valores necessários para a realização dos exames, mesmo assim não foi atendido.
O requerimento prevê ainda que havendo a prescrição de óculos ao aluno, que o Município forneça através de doação aos alunos de baixa renda que não dispuserem de recursos para aquisição dos mesmos.
Aprovado por unanimidade, o requerimento foi encaminhado ao Prefeito Municipal.
Fonte : Renê Ross assessoria