Sesc Saúde Mulher atendeu professoras da rede municipal no período noturno

A Carreta da Mamografia, do Projeto Sesc Saúde Mulher, que está em Chapadão do Sul, em parceria com a Prefeitura de Chapadão do Sul e a Secretaria de Saúde, desde março atendeu as professoras da rede municipal de ensino na noite desta quarta e quinta-feira, 26 e 27.

No total, foram quase 60 profissionais da educação que receberam o atendimento no período noturno, no qual normalmente a carreta não realiza atendimentos. Essa ação foi um esforço do Sesc-MS para atender a classe das educadoras municipais, em um período que tivesse grande adesão das mesmas.

A auxiliar administrativo do Centro Sócio Educativo Nossa Senhora das Graças, Mara Rubia, fez os dois exames oferecidos pelo Sec e elogiou o atendimento realizado. “O Atendimento é muito bom. Vou vir sempre que a Carreta da Mamografia estiver em Chapadão do Sul. Recomendo a todas as mulheres vir, o atendimento é de qualidade. As enfermeiras são muito atenciosas e educadas, estão de parabéns”, enfatiza.

A equipe que realiza os atendimentos são as tecnólogas em Radiologia Naiara Lima e Marcia Pedra e as enfermeiras Esthefani Guimarães e Michele Peruzzo.

O Sesc Saúde Mulher é composto por unidades móveis que realizam exames para prevenção de câncer de mama e colo do útero, além de ações educativas para a promoção da saúde.

Os exames oferecidos nas unidades são: mamografia e citopatológico (exame preventivo).

O citopatológico é indicado a toda mulher que já iniciou sua vida sexual, principalmente aquelas com idade entre 25 e 64 anos. Já a mamografia deve ser feita entre os 50 a 79 anos.

A Secretaria de Saúde informa que não é necessário ter encaminhamento médico nas seguintes faixas etárias: de 50 a 79 anos para mamografia, e de 25 a 64 para o exame preventivo. Contudo, as mulheres devem procurar o ESF no seu bairro para fazer o agendamento. As mulheres que estiverem fora destas faixas etárias poderão realizar os exames, mas com o encaminhamento do médico através do ESF do seu bairro.

A carreta permanecerá em Chapadão do Sul até o dia 31 de maio. Para mais informações os pacientes devem procurar o ESF do seu bairro.

Relatório

A unidade móvel Sesc Saúde Mulher completou 1.300 atendimentos em Chapadão do Sul, com exames gratuitos de mamografia, papanicolau e ações educativas no mês de março, neste período a unidade móvel atendeu 416 mulheres, sendo, 189 em exames preventivos do papanicolau e 227 em mamografia.

Além dos exames que são oferecidos, o Sesc Saúde Mulher realizou ações educativas proporcionado, oficinas, palestras, rodas de conversa e orientações em escolas, unidades básicas de saúde alcançando 906 mulheres.

Do dia 20 de março ao dia 26 de abril, já foram atendidas 513 em mamografia e 500 em exames preventivos do papanicolaou. Já foram entregues 258 resultados de mamografia, sendo apenas 15 resultados com alterações.

“Segundo o censo realizado em 2010 pelo IBGE, em Chapadão do Sul, tem-se 5.154 mulheres na faixa etária para a realização do exame preventivo e 1.028 mulheres na faixa etária para a realização do exame de mamografia. Esse resultado demostram que a meta para a mamografia está muito perto de ser alcançada, já atingiu 50% do censo do IBGE. Nosso maior desafio tem sido o preventivo”, explica o relatório do Sesc-MS.

 

 

*Assecom PMCS