Na Semana Saúde na Escola, NASF com apoio da equipe de Controle de Vetores promove ações de combate à dengue
O principal assunto dos últimos dias nas escolas e CEIs – Centros de Educação Infantil – de Costa Rica – MS foi “Comunidade Escolar Mobilizada Contra o Aedes Aegypti!” tema da 6ª Semana Saúde na Escola deste ano. O NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família – em conjunto com a equipe do Controle de Vetores realizou diversas ações e atividades no período de 03 a 18 de abril de 2017, em todas as instituições da REME – Rede Municipal de Ensino – beneficiando mais de 3 mil alunos.
“É necessário que a comunidade escolar tenha acesso às informações sobre o combate ao mosquito e a adoção de práticas sanitárias e saudáveis para a manutenção do ambiente escolar e residencial como espaços limpos e seguros”, enfatiza a secretária de Saúde Adriana Tobal.
Em Costa Rica, a programação integrou as ações do Programa Saúde na Escola, que é executado nas instituições de ensino por meio de uma parceria entre as secretarias de Saúde e de Educação. “A mobilização orientou os alunos das escolas públicas municipais sobre a temática, com ações de limpeza do ambiente escolar, identificação de possíveis focos do mosquito, palestras sobre o ciclo do Aedes Aegypti e os sintomas da dengue, zika e chikungunya. Para isso, contamos com a articulação entre escolas e equipes de saúde da Atenção Básica”, complementou a secretária Municipal de Saúde.
A coordenadora da Atenção Básica Daiane de Souza Pupin explica que o tema deste ano foi escolhido com base no quadro epidemiológico atual do País. “O Governo Federal evidenciou que na maioria das cidades do Brasil foi identificado à necessidade de se trabalhar a temática da prevenção ao mosquito nas escolas, mostrando que o aumento na proliferação do Aedes Aegypti está associado a diversos fatores como as mudanças ambientais globais, aumento da população, aumento da adaptabilidade do mosquito, além de informar sobre o vírus da zica e suas consequências mais graves, como o aumento dos casos de microcefalia”, explicou.
A psicóloga do NASF – Núcleo de Apoio a Saúde da Família – Anamaria Carvalho, complementa que o objetivo da semana foi mobilizar as equipes das escolas e das unidades de saúde, estudantes, familiares e comunidades para, juntos, atuarem no combate ao Aedes Aegypti.
“Realizamos várias estratégias e atividades relacionadas ao tema, reforçando a articulação local entre saúde e educação, promoção da saúde e desenvolvimento sustentável. Ao estimular ações de promoção à saúde no ambiente escolar, envolvemos não apenas os estudantes, mas também os pais e educadores, atingindo toda a comunidade”, contou Anamaria Carvalho que complementou “com a iniciativa, os Ministérios da Saúde e da Educação objetivam trazer para o cotidiano das escolas e das equipes de saúde da Atenção Básica o enfrentamento do mosquito como parte do cuidado em saúde”.