Governo Municipal, AGRAER e IMASUL realizam cadastro gratuito do CAR/MS para pequenas propriedades

Com o objetivo de cadastrar as áreas de vegetação, reserva e córregos e avaliar a condição ambiental da propriedade, engenheiros florestais Pedro Neto e Pedro Henrique estiveram em Costa Rica – MS na semana passada para apresentar os pequenos produtores rurais do município o CAR/MS – Cadastro Ambiental Rural de Mato Grosso do Sul.

O secretário de Agricultura e Desenvolvimento Ailton Martins de Amorim explica que o CAR é um registro eletrônico com as informações documentais e ambientais dos imóveis rurais. “Todos os possuidores de imóveis rurais precisam fazer o cadastro, ou seja, é uma ação obrigatória a todos os imóveis rurais mesmo os imóveis rurais localizados em zona urbana, impendente do tamanho”, explica o gestor.

O coordenador Municipal da Agraer – Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural – engenheiro Agrônomo Alan Ricardo Novaes complementa que os pequenos produtores, com área do imóvel de até 4 (quatro) módulos fiscais, em Costa Rica propriedades de até 280 hectares (modulo fiscal aqui é de 70 hectares) têm o beneficio de se cadastrar gratuitamente no CAR.

“Esse benefício é muito importante, pois realiza a regularização ambiental do imóvel, regularização das áreas de preservação e de reserva legal, regularização documental do imóvel e outros benefícios como utilizar a área de APP – Área de Proteção Permanente – como reserva legal”.

Para realizar o cadastro, os interessados deve apresentar um documento de comprovação de posse: matrícula, escritura ou contrato de compra e venda, documentos pessoais dos proprietários: CPF e RG e comprovante de endereço. O prazo para o cadastro é até 31 de dezembro de 2017, basta procurar a AGRAER de Costa Rica. Para mais informações (67) 3247 7084.

Assecom