Secretaria de Saúde de Figueirão aplica vacina HPV Quadrivalente

O Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunização ampliou o Calendário Nacional de Vacinação, com a introdução da vacina HPV quadrivalente (Papiloma Vírus Humano) no Sistema Único de Saúde (SUS), para prevenção do câncer do colo do útero, em meninas de até 13 anos de idade.

Esse tipo de câncer pode ser uma ameaça à vida. No Brasil, é a terceira principal causa de morte por câncer entre mulheres. Os tipos HPV 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero em todo o mundo e ambos estão incluídos na vacina quadrivalente contra HPV.

Para que as adolescentes estejam devidamente protegidas contra o câncer do colo do útero, deverão receber duas doses da vacina, num intervalo de 180 dias (seis meses).

Indicada para jovens de 12 a 13 anos, meninos e meninas, a vacina protege somente contra o HPV. No caso das meninas, contra o câncer de colo do útero e verrugas genitais e nos meninos, contra câncer de pênis.

Na UBS de Figueirão já está sendo aplicada. A vacina está disponível a qualquer momento na rede pública, no entanto se faz necessária a autorização dos pais, em formulário próprio encontrado nos locais de vacinação, para a realização do procedimento.


Texto: Rubem Vasconcellos

Fotos: Assessoria