Alvorada Festiva, palestras e simulação de acidente marcam o Dia Nacional do Bombeiro, em Costa Rica
Para celebrar o Dia Nacional do Bombeiro, o 19° Subgrupamento Bombeiros Militar de Costa Rica – MS realizou uma alvorada festiva na manhã de quinta-feira (2), com os veículos percorrendo ruas da cidade.
Seguindo as comemorações alusivas a data, no final da tarde uma equipe composta com cerca de 10 bombeiros realizou uma simulação de acidente seguido de incêndio, próximo ao Parque Ecológico.
A simulação que teve como objetivo mostrar a população os procedimentos desenvolvidos por eles na cidade fez parte da programação da SNPCI – Semana Nacional de Prevenção e Combate a Incêndio. Muitas pessoas que passavam pelo local, pararam para prestigiar o trabalho que a equipe desenvolvia.
Como parte da SNPCI, os bombeiros de Costa Rica também ministraram várias palestras nas escolas e CEIs – Centros de Educação Infantil com intuito de levar informações às crianças de como é realizado o trabalho da corporação.
História
O Dia do Bombeiro, comemorado em todo o País, foi instituído pelo Decreto Federal N°. 35.309, de 2 de abril de 1954, para marcar os 98 anos de implantação do serviço de combate a incêndio (2 de julho de 1856). Na data, o monarca Dom Pedro II assinou o Decreto Imperial N°. 1775, regulamentou pela primeira vez o Serviço de Extinção de Incêndios no Brasil e criou o Corpo de Bombeiros Provisório da Corte.
A mesma legislação instituiu que na semana em que o 2 de julho estiver compreendido deva ser realizada, ainda, a Semana de Prevenção e Combate a Incêndio, visando atividades que minimizam a ocorrência de sinistros.
Costaricaemfoco -Igor Santana e Kayron Rodrigues