Prefeitura de Figueirão comemorou Dia Internacional da Síndrome de Down

Para reforçar a data, a Secretaria de Saúde, através da Enfermeira Cízia Isabel, compareceu à Escola Estadual Dr. Arnaldo Estevão de Figueiredo, onde tem três alunos especiais, dois com síndrome de Down, para lhes parabenizar, juntamente com todos seus colegas da escola.

O dia 21 de março é comemorado mundialmente como o Dia Internacional da Síndrome de Down. Oficialmente estabelecida em 2006 e amplamente divulgada, essa data tem por finalidade dar visibilidade ao tema, reduzindo a origem do preconceito, que é a falta de informação correta. Em outras palavras, combater o “mito” que teima em transformar uma diferença num rótulo, numa sociedade cada vez mais sem tempo, sensibilidade ou paciência para o “diferente”.

Dentre os 365 dias do ano, o “21/03” foi inteligentemente escolhido porque a Síndrome de Down é uma alteração genética no cromossomo “21”, que deve ser formado por um par, mas no caso das pessoas com a síndrome, aparece com “3” exemplares (trissomia). A ideia surgiu na Down Syndrome Internacional, e foi referendada pela Organização das Nações Unidas em seu calendário oficial.

Essa data visa chamar a atenção especialmente das pessoas pouco informadas sobre as capacidades das pessoas com a Síndrome de Down. Elas possuem tantas outras características quanto os demais seres humanos, ou seja, a síndrome não as define.

É muito importante que todos saibam que cada pessoa com síndrome de Down também tem gostos específicos, personalidade própria e individual, habilidades e vocações distintas entre si.

Na verdade, toda convivência saudável entre amigos e familiares, colegas e sociedade, de maneira atenta a todo tipo de diversidade, é sempre muito enriquecedora. O mesmo acontece quando você tem a oportunidade de conviver com uma pessoa com a Síndrome de Down. Olhe para ela, e não para a síndrome, e você vai descobrir um ser humano tão incrível quanto você. Lembre-se: a maior limitação ainda é o preconceito.

 

 

*Assessoria