O transporte intermunicipal de passageiros em Mato Grosso do Sul terá reajuste de 5,35% a partir de 1º de abril. Segundo a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agepan) a taxa foi definida considerando a evolução do IPCA-IBGE nos últimos doze meses.
A portaria com o reajuste foi publicada na edição desta terça-feira (21) do Diário Oficial do Estado. O transporte intermunicipal do estado conta com 182 linhas, operadas por 24 empresas e 53 operadores autônomos autorizados, mais conhecidos popularmente como vanzeiros.
Em 2016, cerca de 4 milhões de passageiros viajaram por essas linhas. O número de veículos rodando pelas estradas estaduais no transporte público soma 584, sendo 531 ônibus e micro-ônibus das empresas e 53 dos autônomos.
Composição da tarifa
A tarifa de uma linha intermunicipal é definida pela agência reguladora, que estabelece o coeficiente tarifário, correspondente ao valor de cada quilômetro rodado. A multiplicação do coeficiente pela distância indica o valor final da passagem.
Os coeficientes são diferentes para pisos de asfalto e de terra, porque no segundo caso o desgaste do veículo é maior. O valor mínimo de uma passagem intermunicipal atualmente é de R$ 8,20, exceto nas linhas entre municípios como Corumbá e Ladário. Nesses casos, o valor é de R$ 3,70.
Nos serviços diferenciados do convencional, com padrão executivo ou leito, o coeficiente pode ter incremento de até 20%. No site da Agepan está disponível a portaria completa e as tabelas de tarifas de todas as linhas.
*G1 MS