Vice-prefeito e secretários de Costa Rica participam da solenidade de posse da nova diretoria do Cointa
O vice-prefeito de Costa Rica – MS Roberto Rodrigues, no ato representando o prefeito Waldeli dos Santos Rosa, a secretária de Saúde Adriana Tobal, o secretário Municipal de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura Keyler Simey Garcia Barbosa e a secretária de Educação professora Mestre Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral, que também é vice-presidente da Undime – União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – Nacional, participaram na última sexta-feira, 03 de março de 2017, em Rio Verde de Mato Grosso – MS, da solenidade de posse da nova diretoria do Cointa – Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari.
Na ocasião, o prefeito de Rio Verde, Mário Kruger, assumiu a presidência do Cointa, tendo o prefeito de Camapuã – MS, Delano Huber, como vice. O evento que foi realizado no auditório da Prefeitura, também contou com a presença do senador da República Pedro Chaves e do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Júnior Mochi, além de prefeitos dos municípios da região Norte do Estado, vereadores, secretários municipais e gestores das áreas de Saúde, Educação e Meio Ambiente.
Aproveitando o encontro, a equipe de gestores de Costa Rica esteve reunida durante toda à tarde com técnicos do Estado, em salas separadas por área (Educação, Saúde e Meio Ambiente) para analisarem o andamento das ações definidas em encontros anteriores e discutirem novas metas.
Conforme o vice-prefeito, cada grupo fez um diagnóstico da área, elencando as dificuldades em comum e citando as soluções cabíveis. Na Educação, por exemplo, o gargalo é o transporte de estudantes; na Saúde os procedimentos de média e alta complexidade, e no Meio Ambiente, o desafio das atuais gestões é equacionar a coleta e destinação adequadas de resíduos.
Representando a Semade – Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento – o diretor de Licenciamento do Imasul – Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul – Ricardo Eboli, pediu aos prefeitos que indiquem um técnico para representar o Cointa no grupo de trabalho que será criado para formular um programa de recuperação das matas ciliares do rio Taquari. O gesto de estender a mão para apoiar e conscientizar o proprietário rural no trabalho de preservação do meio ambiente foi muito elogiado pelas autoridades presentes. “Gostei muito disso, precisamos do Imasul como nosso aliado”, disse o vice-prefeito de Costa Rica, Roberto Rodrigues.
Cointa
O consórcio foi criado no ano de 1997 com o objetivo de ser uma ferramenta gerencial para mudanças planejadas e organizadas em intervenções a favor da gestão de recursos hídricos, meio ambiente, desenvolvimento social, econômico e institucional. A intenção dessa diretoria é estender as ações para outras áreas da administração, facilitando a solução de problemas e aumentando a capacidade dos municípios.