Costa Rica – MS foi palco do maior carnaval do interior do Estado de Mato Grosso do Sul, recebendo milhares de visitantes da região. Foliões de diversas cidades, como Goiânia – GO, Mineiros – GO, Campo Grande – MS, Coxim – MS, Santa Fé do Sul – SP, Sonora – MS, Alto Taquari – MT, dentre outras, vieram prestigiar o Costa Folia 2017 que foi realizado no período de 24 a 28 de fevereiro.
As forças de Segurança Pública do Município fizeram um excelente trabalho e demonstraram estarem aptas a garantir a segurança dos cidadãos. A quantidade de viaturas da Polícia Civil, Militar, Militar Ambiental, COB – Comando de Operações do Bolsão e GTO – Grupo Tático Operacional nas ruas da cidade foi notória.
Na delegacia de Polícia Civil do Município foram registradas 36 ocorrências policiais, sendo três prisões em flagrante delito, uma por tráfico de drogas e duas por violência doméstica.
O delegado de Polícia Civil de Costa Rica, Alexandro Mendes de Araújo, enfatiza o bom desempenho das forças policiais atuantes em Costa Rica e explicou que desde o início do mês de fevereiro a Polícia Civil intensificou os trabalhos visando preparar a cidade para o evento carnavalesco e dar as boas-vindas aos visitantes.
“Realizamos operação nas boates locais, checagem de pessoas e veículos e barreiras policiais nas rodovias. Para o carnaval, redobramos a carga horária de trabalho de nossa equipe, solicitamos reforço policial da DEFURV- Delegacia Especializada de Furtos e Roubos de Veículos e DEAIJ – Delegacia Especializada de Atendimento à Infância e Juventude, empenhamos o GTO e orientamos que as equipes permanecessem nas ruas para inibir os crimes e prestar um pronto atendimento nos casos que não puderem ser evitados”, ressalta o delegado Alexandro de Araújo que agradece o Governo Municipal pelo apoio oferecido à sua equipe e parabeniza todos os policiais.
Feliz com o trabalho das forças policiais, o prefeito Waldeli dos Santos Rosa enfatiza ainda que as mais de 250 câmaras de segurança espalhadas pela cidade ajudaram as policiais a fazerem com que o Costa Folia fosse um dos melhores do Estado, tanto em qualidade dos shows como em organização e segurança.
A equipe da Secretaria Municipal de Saúde em ação conjunta com a Cruz Vermelha de Chapadão do Sul atendeu 17 pessoas, dessas, sete foram encaminhadas à FHCR – Fundação Hospitalar de Costa Rica. Equipes do Corpo de Bombeiros Militar da cidade também estiveram durante todos os dias fazendo prevenção e auxiliando no atendimento às vítimas e na segurança do local.
O comandante da corporação major Aldinei Peres da Silva, avaliou o evento como tranquilo e sem acidentes grave. “A presença das forças de segurança, com seus efetivos, para nós que trabalhamos com prevenção, tem sido de grande importância. Foi um carnaval tranquilo, seguro, mesmo fora dos circuitos da folia”, frisou.
Costa Rica em Foco