Produtor rural acionou a polícia depois de ver o rebanho sendo consumido pela mosca da vinhaça

Os produtores rurais de Costa Rica/MS chegaram ao limite do tolerável para com a Empresa Odebrecht Agroindustrial responsável pela Usina que produz Etanol no processamento da moagem da cana-de-açúcar. Candido Paes Garcia proprietário da Fazenda Barro Preto registrou Boletim de Ocorrência no último dia 24 de junho onde relata que a cerca de vinte dias passou a ocorrer à proliferação de moscas na sua propriedade.
Ele informou que é criador de gado de corte P.O (Puro de Origem) bem como outros animais. Segundo ele os animais há cerca de vinte dias passou a enfrentar a proliferação de moscas que invadiram a propriedade. O produtor informou ainda que o inseto atingiu toda sua criação, tanto de gado como de outros animais. Para o produtor a praga se espalhou em virtude do derramamento da vinhaça na palha da cana.
O produtor rural afirmou que antes da instalação da Usina na região não havia a proliferação de moscas, “acredito que a proliferação da praga se deu em virtude do derramamento da vinhaça na palha da cana”.  A mosca da qual ele se refere é o Stomoxys calcitrans, comumente conhecida como “mosca dos estábulos” ou “mosca da vinhaça”. Esse inseto já causou prejuízos incalculáveis para os produtores da região que se cansaram de aguardar providências por parte da empresa e do poder público.
O caso foi registrado como difusão de doença ou praga. O fazendeiro pede providências criminais contra os responsáveis.
A mosca:
As moscas têm como hospedeiros a maioria dos animais e o homem, a picada é dolorosa. Os restos de alimentos e o vinhoto subproduto da indústria canavieira atraem e estimulam a postura, bem como podem criar-se em palhas e restos de culturas que permanecem no campo por algum tempo, principalmente se estes materiais encontrarem-se fermentados ou umedecidos com urina e fezes de animais.
O que é o vinhoto:
É um resíduo pastoso que exala mau cheiro, a sobra após a destilação fracionada do caldo de cana-de-açúcar (garapa) fermentado para a obtenção do etanol (álcool etílico). Para cada litro de álcool produzido outros 12 litros de vinhoto são deixados como resíduo.
Hora da noticia