Em Costa Rica pecuaristas levam prejuízos com perca de gado em decorrência do ataque das moscas da cana

Cerca de cem produtores rurais se reuniram na tarde desta segunda-feira (22) na cidade de Costa Rica para achar uma solução contra as moscas-dos-estábulos(Cana).

Estiveram frente à reunião os vereadores Caquim e Roni Cota, Carlos Antônio Alves e Edson Martins Moraes (kiabo).

Na reunião foram mostrados fotos, vídeos e tiveram vários depoimentos relatando o prejuízo que a mosca tem causado.

O produtor Mané Pauterra conta que eles precisam se unir e estão sem ajuda de ninguém: “Nós os produtores que nascemos, fomos criados e criamos nossos filhos aqui, vivemos aqui não temos apoio. Se não dermos as mãos e fizer, podemos esquecer. Não podemos ficar esperando mais animais morrer”.

Entre um dos acordos definidos estão a criação de um laudo de constatação perante Iagro e a emissão de Boletim de Ocorrência de cada produtor rural relatando o que perdeu.
Nas últimas décadas, os surtos da mosca-dos-estábulos têm causado sérios prejuízos a pecuaristas e produtores.

Os problemas mais frequentes que esses pecuaristas estão enfrentando são a morte de gado, aborto de vacas e a queda da produção de leite.

De acordo com uma pesquisa da Embrapa, nos últimos três anos, mais de 15 surtos foram registrados em sete municípios de Mato Grosso do Sul, além de surtos registrados também em São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás.

Possivelmente a causa pelos surtos são as usinas. Além da perda de animais, degradação da fauna ambiental e a queda de produção de leite, a ocorrência de surtos frequentemente leva um grave conflito entre os setores envolvidos.

O produtor Augusto afirma que se os produtores não fizerem nada, em pouco tempo vão perder todos os gados.

Fonte: MS TODO DIA