População deve redobrar os cuidados na luta contra o mosquito Aedes Aegypti

A Prefeitura Municipal de Paraíso das Águas através da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o setor de endemias alerta a população para os cuidados que precisam ser tomados nesse período de constantes chuvas, para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, responsável pela dengue, chikungunya e zika.

Prevenção: A melhor forma de prevenir essas doenças é eliminando os criadouros do mosquito, combatendo os lugares que acumulam água e, que são propícios para a criação do Aedes Aegypti.  Por isso é de suma importância não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos, lixeiras, entre outros.

É essencial que todos os cidadãos façam a sua parte, mantendo seus terrenos limpos e evitando acumulo de água.

Nesse período chuvoso a atenção deve ser redobrada para que não haja a proliferação do mosquito.

Sintomas: febre alta com início súbito, forte dores de cabeça, dor atrás dos olhos, falta de apetite, manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo (principalmente no tórax e membros superiores), náuseas e vômitos, tonturas, cansaço, moleza, dores em ossos e articulações.

Além da dengue clássica existe a dengue hemorrágica que tem os mesmos sintomas da dengue comum, a diferença ocorre quando acaba a febre e começam a surgir os sinais de alerta como: dores abdominais fortes e contínuas, vômitos persistentes, pele pálida, fria e úmida, sangramento pelo nariz, boca e gengivas, manchas vermelhas na pele, sonolência, agitação e confusão mental, sede excessiva e boca seca, pulso rápido e fraco, dificuldade respiratória e perda de consciência.

Na dengue hemorrágica, o quadro clínico se agrava rapidamente, apresentando sinais de insuficiência circulatória e choque, podendo levar a pessoa à morte em até 24 horas.

 

 

Texto: Daniela Lossávero