O Prefeito Jair Boni retornou de São José do Rio Preto, onde permaneceu internado de segunda a quarta-feira para realizar uma bateria de exames. A equipe médica informou que a sua doença é incurável. Leia o que disse na entrevista concedida ao programa Rotativa no Ar, da Rádio Patriarca.
“DEPOIS DE MAIS DE 30 ANOS FUI FAZER UM RAIO X, QUE SIRVA DE ALERTA PARA AS PESSOAS NO SENTIDO DE EFETUAR EXAMES PERÍÓDICOS, DEVIDO A UM QUADRO DE PNEUMONIA. REALMENTE FOI CONSTATADO, MAS JÁ MELHOREI MUITO. DEPOIS DE TODOS OS EXAMES FOI COMPROVADO FIBROSE PULMONAR, UMA DOENÇA INCURÁVEL E QUE A GENTE TEM QUE TOMAR TODOS OS CUIDADOS DEVIDOS PARA QUE ELA SE ESTABELIZE E NÃO CRESÇA TÃO RÁPIDO.
TEM VÁRIAS CAUSAS: PODE SER POR FUMAÇA, POR CIGARRO, ESCREMENTOS DE PASSÁROS E AVES. MUITO CUIDADO COM PÁSSAROS, PRINCIPALMENTE POMBOS, PRÓXIMOS AO AR CONDICIONADO.
EM FUNÇÃO DISSO TOMEI UMA ATITUDE NO SENTIDO DE MANDAR LIMPAR TODOS OS APARELHOS DE AR CONDICIONADO DE PROPRIEDADE DO MUNICIPIO.
QUERO NESTE MOMENTO AGRADECER AS PREOCUPAÇÕES. MUITA GENTE MANTEVE CONTATO COMIGO E COM A MINHA FAMÍLIA.”
O QUE É A FIBROSE PULMONAR
Fibrose pulmonar é uma doença respiratória crônica e progressiva caracterizada pela formação de excessivo tecido conectivo (fibrose), engrossando as paredes dos tecidos pulmonares. Ocorre quando o tecido pulmonar é danificado e forma cicatrizes, endurecendo e prejudicando a elasticidade e troca gasosa. É mais comum depois dos 55 anos, um pouco mais frequente em homens e frequentemente causado por exposição prolongada a gases tóxicos e poeira inorgânica no ambiente de trabalho.
Índice
1 Causas
2 Sintomas
3 Diagnóstico
4 Epidemiologia
5 Tratamento
6 Referências
Causas[editar
Fibrose pulmonar por sarcoidose.
É causado por doenças pulmonares intersticiais, por infecções, doenças genéticas ou por doença autoimune. Alguns dos fatores que aumentam o risco de desenvolvimento de fibrose pulmonar são:
Tabagismo;
Exposição prolongada a contaminantes, fumaça, gases tóxicos ou poeiras inorgânicas, como a sílica ou asbesto;
Pneumonite de hipersensibilidade (causada por bactéria, fungos ou produtos animais);
Processos inflamatórios crônicos como sarcoidose e granulomatose de Wegener;
Medicamentos, como a amiodarona (tratamento de arritmias), nitrofurantoína (infeções urinárias), fenitoína (anticonvulsivo), antidepressivos e os medicamentos usados em quimioterapia.
Tratamentos com radioterapia torácica;
Doenças autoimunes como a esclerodermia, artrite reumatoide, lúpus e dermatomiosite.
Infeções virais e bacterianas como pneumonia e tuberculose;
Refluxo gastroesofágico;
Defeito genético (menos de 5% dos casos).
Sintomas
Os sintomas da fibrose pulmonar dependem da fase da doença, agravando-se ao longo de meses ou anos, dependendo do paciente, e incluem:
Falta de ar, especialmente com o esforço;
Tosse seca persistente;
Fadiga e fraqueza;
Desconforto no peito;
Perda de apetite e perda de peso;
Deformação da ponta dos dedos por falta de oxigenação.
Ruídos pulmonares podem ser auscultados.
Fonte Wikipédia
Cassilandianoticias